Público Agropecuário e Mídia Agrícola são as categorias do Prêmio Folha Verde, da Assembleia Legislativa do RS, do qual a Emater/RS-Ascar foi vencedora. Nesta quinta edição, foram dez os vencedores, sendo que a categoria de Mídia Agrícola é destinada ao programa de TV Rio Grande Rural, produzido há quase 18 anos por jornalistas da Gerência de Comunicação da Emater/RS-Ascar e veiculado atualmente em 17 emissoras, entre elas a Rede Vida, a TVE/RS e a TV Brasil, além de vários canais universitários e institucionais. A cerimônia de premiação ocorrerá no dia 7 de dezembro, em solenidade no Teatro Dante Barone da ALRS.

Instituído pela Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo, o prêmio é conferido a pessoas, instituições e empresas que se destacaram no seu trabalho de fortalecimento do setor primário e o desenvolvimento da economia gaúcha. Nesta quinta edição do prêmio, os candidatos foram indicados por 20 deputados estaduais e definidos, na última segunda-feira (19/10), por jornalistas e representantes dos poderes públicos estadual e federal ligados ao setor agropecuário do Estado.

Para o presidente da Emater/RS, Clair Tomé Kuhn, “o prêmio é uma grande distinção, que reconhece o trabalho e a história de 60 anos da assistência social e técnica ao homem do campo”. Kuhn destaca ainda que o prêmio é estendido a todos os extensionistas, “que fazem o trabalho na ponta. Isso é motivador e nos dá ainda mais compromissos para mantermos a qualidade do nosso trabalho no campo”. Para a Comunicação, observa o presidente, o prêmio Folha Verde comprova que o programa de TV é visto também por pessoas não atendidas diretamente pela Extensão Rural. “As mídias sociais propiciam essa disseminação da informação e a Emater ser reconhecida é motivo de orgulho e também de compromisso”, afirmou Kuhn.

RECONHECIMENTO
Sobre o Prêmio Folha Verde para Mídia Agrícola, o gerente de Comunicação da Emater/RS-Ascar, Marco Medronha, analisa que o RG Rural vem ocupando os primeiros lugares de audiência nos canais onde é veiculado. “O resultado do prêmio representa não só o trabalho dos profissionais da Comunicação, mas dos extensionistas, que no campo executam as ações de Extensão Rural e que nos propiciam as pautas”. Medronha também cita o apoio de diversos parceiros, “que também colaboram com a produção das pautas”.

Nesta semana, o Rio Grande Rural chega à 880ª edição e em março deve atingir os mil programas, todos com reportagens de cunho social e técnico, que mostram o trabalho da Extensão Rural e Social no RS. As outras emissoras que veiculam o RG Rural são os canais AgroBrasil TV, TV Cachoeira, TV Caxias, TV Unisinos, UCPel de Pelotas, Universidade de Caxias do Sul, Universidade Federal de Santa Maria, Universidade de Santa Cruz do Sul, Informativo do Vale de Lajeado, TV da Câmara de Vereadores de Pelotas, TV Assembleia e Palácio Piratini, além do Dia de Campo na TV, da Embrapa, e no site da Asbraer (Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural).

É possível ainda conferir as reportagens do RG Rural através do site da Emater/RS-Ascar (www.emater.tche.br) e no canal do Youtube, pelo http://bit.ly/1NUxmLK.
Seguem os vencedores por categoria:
1. Agrícola: Tarcisio José Minetto – Secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo do RS;
2. Pecuário: Associação Brasileira de Angus;
3. Florestal: Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul (FZB/RS);
4. Cooperativas Agrícolas: Sistema Ocergs – Sescoop/RS;
5. Sindicato de Empregados e Trabalhadores Rurais: Carlos Joel da Silva – Presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Rio Grande do Sul (Fetag-RS);
6. Propriedade Agropecuária Modelo: Olivas do Sul Agroindústria Ltda.;
7. Mídia Agrícola: Programa Rio Grande Rural – Emater/RS-Ascar;
8. Reforma Agrária: Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Rio Grande do Sul (Fetag-RS);
9. Público Agropecuário: Emater/RS-Ascar;
10. Agricultura Ecológica: Cooperação de Produtores Ecologistas de Garibaldi Ltda. (Coopeg).
Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *