Página na internet ajuda a fazer diagnóstico de doenças, pragas e distúrbios fisiológicos em videiras
Já está à disposição dos agricultores, gratuitamente no site da Embrapa Uva e Vinho, o sistema especialista para diagnóstico de doenças, pragas e distúrbios fisiológicos em videiras – UZUM. Ele serve como ferramenta para auxiliar os produtores e técnicos a identificarem o problema que está ocorrendo no parreiral. Ao acessar o programa, o usuário responde perguntas sobre os sintomas, propostas pelo sistema. A partir das respostas, o programa identifica uma ou mais possíveis causas do problema e a probabilidade associada a cada uma e disponibiliza uma página detalhada sobre o diagnóstico, seja ele doença, praga ou algum distúrbio nutricional. A identificação é facilitada pelas fotos que compõem o programa, em conjunto com as perguntas, que auxiliam o usuário do sistema numa melhor identificação do problema.
Segundo o pesquisador Flávio Bello Fialho, um dos autores do UZUM, o software deve ser utilizado como um guia, pois permite um rápido diagnóstico inicial de doenças, pragas e distúrbios nutricionais. O pesquisador destaca que, como a própria tela inicial do programa adverte, “ele não deve ser usado como a única fonte de consulta para determinar a causa ou recomendação de controle de um distúrbio. Um profissional especializado deve ser sempre consultado antes de ser tomada qualquer decisão”. Conheça o sistema em: http://www.cnpuv.embrapa.br/tecnologias/uzum.
O sistema
Além da parte de diagnóstico, o usuário também pode acessar, no menu lateral, à esquerda, os seguintes itens:
Lista das doenças, pragas e distúrbios fisiológicos de videiras contemplados no sistema. Ao clicar sobre o título, o usuário acessa uma página com informações adicionais, que, em geral, contempla: sintomas, monitoramento, controle, recomendações e fotos. Também existe uma bibliografia, com as principais publicações disponíveis on-line sobre os assuntos do UZUM.
O que significa UZUM?
Significa uva, em turco e azerbaijano, línguas do cáucaso, que é considerado um dos centros de origem da videira.
Autores: Flávio Bello Fialho; Lucas da Ressurreição Garrido; Marcos Botton; George Wellington Bastos de Melo; Thor Vinícius Martins Fajardo; Rosemeire de Lellis Naves.
Foto: Reprodução