“Ó abre alas, que eu quero passar/ Ó abre alas, que eu quero passar”. Se o vinho fosse um enredo essa seria a sua marchinha carnavalesca. Após a estreia no carnaval de Porto Alegre em 2012 – pela Estado Maior da Restinga, campeã neste ano com o enredo Da mitologia à realidade: a tinga de taça na mão! Vinhos do Brasil sinônimo de saúde, prazer e prosperidade -, a ‘bebida dos deuses’ abra as alas para o carnaval do Brasil. Em 8 de fevereiro de 2013, o vinho desfila mais uma vez pela avenida como samba-enredo da escola paulista Vai-Vai. Com o tema i<>Sangue da terra, videira da vida: um brinde de amor em plena avenida – Vinhos do Brasil, a tradicional escola de São Paulo irá buscar o seu 15° título. A união entre a cultura vitivinícola e a maior festa popular brasileira é o resultado de uma parceria entre a Escola de Samba Vai-Vai e o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e dá continuidade a um projeto do órgão vitivinícola em popularizar o consumo de vinhos para alcançar novos adeptos. “O objetivo é divulgar o vinho e promover a democratização do consumo, mostrar que o vinho não é bebida apenas para algumas ocasiões especiais e o samba é uma bela alternativa”, explica o presidente do Ibravin, Alceu Dalle Molle, que complementa: “O Carnaval é uma grande festa popular e pode nos ajudar a ter uma mudança de atitude, ou seja, o consumo de vinhos e espumantes em ocasiões inusitadas”.
O consumo per capita de vinho no Brasil é de apenas 1,8 litro, enquanto que em países vizinhos, como a Argentina, chega a 26 litros per capita. Numa pesquisa realizada pelo Ibravin em 2008 um dos percalços apontados para o baixo consumo eram os rituais que envolviam a degustação da bebida. Recentemente, uma revista de gastronomia brasileira divulgou que 70% de seus leitores não tinham saca-rolhas em casa. São esses quesitos que o Instituto pretende vencer com a inserção do vinho no Carnaval do Brasil. A associação do vinho com as festas populares começou com o projeto piloto no desfile das escolas de samba de Porto Alegre, no próximo ano um salto no carnaval de São Paulo e com expectativa de entrar em 2014 com um pé no sambódromo do Rio de Janeiro.
Ações
Para aproximar a população da cultura vinícola e aumentar o consumo do vinho no Carnaval – uma festa na qual a cerveja é a rainha -, algumas campanhas promocionais serão feitas. Uma delas é a venda de vinhos em embalagens cartonadas e a preços populares nos eventos da Vai-Vai e nas arquibancadas do Anhembi durante o Carnaval 2013. A caixinha de 250ml será exclusiva para a festa carnavalesca com a promoção da marca setorial ‘Vinhos do Brasil’. Serão envasadas 180 mil embalagens das variedades branco aromático, tinto seco e tinto suave. O preço será de R$ 4. “Será mais barato que uma lata de cerveja”, afirma o gerente de Marketing do Ibravin, Diego Bertolini, que destaca que a comercialização da bebida se dará não somente nos dias de folia, mas também nos mais de 40 eventos pré-Carnaval da escola de samba Vai-Vai. Nos dias de ensaios e nas feijoadas – incluindo a festa de aniversário de 82 anos da escola, que será realizada em janeiro -, tendas estarão comercializando a bebida a preços populares. A venda do vinho em taça será de R$ 2 e o suco no copo a R$ 4. “Num dos ensaios realizados pela escola com a presença de mil pessoas, 15% delas consumiram os vinhos brasileiros em taças. E isto é só o começo”, comemora Diego.
Uma carta de vinhos só com rótulo verde-amarelos já está sendo oferecida nas feijoadas da escola. As garrafas de 750ml das vinícolas parceiras – Aurora, Góes, Greenday, Miolo, Perini, Salton e Santille – estão sendo vendidas a R$ 12 (vinho de mesa) e R$ 18 (vinho fino). “Isso vem para democratizar o vinho e será celebrado em grande estilo numa festa que tem tudo a ver com alegria e celebração, como o Carnaval”, aponta o vice-presidente da Vai-Vai, Renato Maluf.
Os vinhos e espumantes nas garrafas de vidro de 750ml serão vendidos também nos camarotes e áreas VIP da escola e no sambódromo. As empresas parceiras terão à disposição camarotes para convidar clientes e amigos para prestigiar a festa de Carnaval.
Harmonização que dá samba
A poucos dias da maior festa popular brasileira, a união entre ‘Vinho e Carnaval’ tem se harmonizado cada vez mais. Com o samba-enredo – composto por Zeca do Cavaco, Ronaldinho FDQ, Osvaldinho da Cuíca, Evaldo Rodrigues e Valter Camargo – definido, é a vez dos preparativos para os carros alegóricos e fantasias. O comando da Vai-Vai na avenida será do artista Cahê Rodrigues, que também assinará o desfile da Imperatriz Leopoldinense no Carnaval carioca. “Estamos a pleno vapor e os trabalhos de montagem dos carros alegóricos e das fantasias estão bastante adiantados. Todos os segmentos estão envolvidos no nosso projeto, que por sinal é grandioso”, adianta Rodrigues.
Para se inspirar no tema-enredo, o carnavalesco esteve no mês de junho de 2012 visitando vinícolas da Serra Gaúcha, responsável por 90% da produção nacional de vinhos e espumantes. Na região, acompanhou a poda das videiras e os cuidados com a planta antes da safra e conheceu as origens e histórias do vinho. “A criação do projeto passou por uma extensa pesquisa porque não há um consenso sobre a criação do vinho e por isso era necessário conhecer todas as fontes possíveis e imagináveis”, conta.
Na avenida, o que se verá é não apenas a tecnologia, mas também o que há por trás dos rótulos. Serão cinco alegorias, que estarão divididas pelos cinco setores do desfile – Sangue da Terra, Celebrando a Vida, Cálice Bento, Sabor Brasil e A Arca do Futuro. A primeira mostrará uma réplica da Arca de Noé com a proposta de preservação da vida e alusão à videira da vida. Um arca também encerrará o desfile, só que simbolizando o futuro e remetendo a ideia de preservação de todas as sementes, inclusive as da videira. “Contaremos histórias e todas elas estarão ligadas ao vinho. Queremos convidar a todos para um brinde na avenida e levar a mensagem de que é possível consumir vinhos e que ele pode ser constante na mesa de todos os brasileiros, mas, claro, com moderação”, pontua.
Os protótipos das fantasias também já foram apresentados e remetem a produção nacional de vinhos e espumantes. No desfile da Vai-Vai serão investidos cerca de R$ 3 milhões, dos quais o Ibravin será responsável por cerca de 15% e o restante será captado com empresas do setor por meio da Lei de Incentivo à Cultura (LIC). O Ibravin já tem oito patrocinadores e dois apoiadores para o Carnaval 2013.
Programe-se
O quê: desfile da Escola de Samba Vai-Vai com o tema ‘Vinhos do Brasil’
Quando: 8 de fevereiro de 2013 – quarta escola a entrar na Avenida por volta das 2h30min
Onde: Sambódromo do Anhembi, em São Paulo
Ingressos: Não foram divulgados ainda
O Carnaval de São Paulo acontece nos dias 8 e 9 de fevereiro de 2013 e terá 14 escolas desfilando no grupo especial.
Por Danúbia Otobelli
Foto: Janice Prado