Uma atualização sistema do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) elevou para 83,7% o crescimento em valor das exportações de vinhos brasileiros em 2014. De acordo com o ALICEweb, entre janeiro e dezembro, as vinícolas brasileiras exportaram um total de USD 9.912.952,00 correspondentes a 2.652.688 litros de vinhos finos e espumantes (volume 74,8% superior ao mesmo período do ano anterior). Os principais destinos, por ordem de valor comercializado em dólares, foram: Reino Unido, Bélgica, Paraguai, Países Baixos (Holanda), Alemanha, Estados Unidos, Colômbia, Japão, China e Suíça.
Para a equipe do Wines of Brasil, entre os principais motivos para o resultado estão as ações de promoção no mercado externo, o aperfeiçoamento dos produtos e a exposição do Brasil em razão da Copa do Mundo. A gerente do projeto, Roberta Baggio Pedreira, comemora: “Em 2014, o Wines of Brasil completou 10 anos, e os números positivos são resultado do trabalho que vem sendo desenvolvido pelo setor ao longo desse tempo, como divulgação, investimento em tecnologia e adequação dos produtos à demanda do consumidor internacional. A categoria de vinhos brasileiros está aparecendo mais, e grandes redes de outros países abriram suas portas para o produto brasileiro”, avalia Roberta, citando o mundial de futebol no Brasil como um potencializador do interesse do consumidor estrangeiro no primeiro semestre.
Principal mercado do vinho brasileiro em 2014, o Reino Unido teve um crescimento de 422,89% nas importações em comparação a 2013. No ano passado, o país foi o destino para 437.290 litros (USD1.981.458,00). Roberta credita o desempenho à estratégia adotada no país há alguns anos, onde uma empresa de relações públicas (JK Marketing) atua também como uma espécie de embaixadora dos vinhos do Brasil. “O Reino Unido é onde o vinho brasileiro está nas maiores redes, entre elas, Marks & Spencer, Waitrose e Tesco. Mas ainda há muito potencial neste mercado para manter e explorar”, afirma a gestora, lembrando que há uma
tendência de consumo de espumantes brasileiros.
Além do Reino Unido, os outros quatro países prioritários do Wines of Brasil (Alemanha, Países Baixos, Estados Unidos e China) figuram entre os 10 principais compradores em 2014. Sexta colocada em 2013, a Alemanha subiu uma posição em 2014, com um total comercializado de USD 823.822,00 (alta de 177,9% em relação ao ano anterior) e 222.584 litros.
“Este será o 11º ano que participamos da ProWein (feira de bebidas mais importante do mundo, realizada em março, em Düsseldorf), o que potencializa o desenvolvimento e construção da imagem do vinho brasileiro no exterior”, salienta Roberta. Já a Holanda, que em 2013 figurava em nono lugar, subiu para a quarta posição em 2014, quando foram comercializados 173.569 litros, totalizando USD 825.619,00, 210,75% a mais do que no ano anterior).
Atualmente, 31 vinícolas participam do Wines of Brasil.
Fonte: Ibravin