A 3ª Festa da Uva de Goiás, realizada este ano em Itaberaí, reuniu exposição da fruta, shows e negócios no setor vitivinícola. O evento, realizado entre os dias 29 de julho e 1º de agosto, serviu para consolidar a cultura que abrange cerca de 600 hectares em 30 municípios goianos, com um total de 250 produtores. Em 2011, a festa, segundo o governador Alcides Rodrigues (PP), será realizada em Paraúna.
Este ano, numa parceria inédita com a Embrapa Uva e Vinho, a Secretaria de Ciência e Tecnologia/Centro Tecnológico da Vitivinicultura de Goiás formou a primeira turma de técnicos em vitivinicultura, que vão atuar como multiplicadores da cultura naquele Estado. O módulo complementar do curso foi ministrado em Bento Gonçalves (RS), com parte prática nos parreirais da região maior produtora de uva do Brasil.
A 3ª edição da Festa contou com desfile de carros alegóricos, Festival Gastronômico, oficinas do vinho, visitas monitoradas a parreirais e à vinícola Dell Nonno. Com participação da Embrapa Uva e Vinho, foram realizadas palestras técnico-científicas para produtores, abordando implantação e condução de vinhedos, controle de pragas e doenças, elaboração de vinhos na pequena propriedade e no cooperativismo.
Foto: Marcial Leossi / Seagro-GO / Divulgação