No período de 22 de fevereiro a 23 de março, Flores da Cunha sedia a 6ª edição da Mostra Flores e 3ª Feira Agroindustrial. Serão cinco finais de semana de evento, com entrada e estacionamento gratuitos no Parque da Vindima Eloy Kunz. A realização é da Prefeitura de Flores da Cunha, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Terra do Galo Eventos.
Conforme o diretor executivo da feira Ricardo ‘Bacana’ Vignatti, são esperados em torno de 50 mil visitantes. “É um momento que Flores pode receber bem os visitantes, mostrar nossos produtos e pontos turísticos. A consolidação do evento vem como sendo a feira que traz a agroindústria em destaque, ela que cresce ao nosso redor “, destaca Vignatti. Serão cerca de 80 expositores e 15 agroindústrias da região.
A 3ª Feira Agroindustrial conta com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), a Secretaria Estadual do Desenvolvimento Rural, BRDE, Secretaria Municipal de Agricultura, EMATER, entre outras, garantindo que a feira esteja projetada nos calendários oficiais do Estado.

Agroindústrias familiares

Além dos estandes colocando a venda produtos das agroindústrias, a Feira Agroindustrial tem como principal atração o Seminário Agroindustrial, que ocorre dia 15 de março, às 8h30min no auditório do STR, sob o tema Agroindustrias familiares. Conforme o presidente do STR Olir Schiavenin, as palestras já estão definidas e serão quatro:
– Sicredi – O assunto será o seguro rural, dando uma visão de como funciona.
– Secretaria de Desenvolvimento Rural, com um representante da Secretaria destacando o Programa de Micro Açudes e outras alternativas que o produtor tem no meio rural, programas que o Governo do Estado tem, o incentivo às agroindústrias e alternativas da pequena propriedade.
– Emater – sobre o vinho colonial artesanal, as dúvidas de quanto produzir, como ele vende, quais os impostos, onde vender, etc.
– MDA – políticas públicas, programas de plano Safra 2014 e suas novidades.
“A previsão é que dure até o meio dia, depois os participantes farão uma visitação aos pavilhões e após almoço tradicional”, prevê Schiavenin.
Referente às Agroindústrias, Schiavenin enfatiza o destaque que elas vem ganhando na região. “Até pouco tempo tínhamos duas agroindústrias habilitadas a comercializar os produtos no município. Hoje temos seis, e parte deste crescimento é devido a oportunidade de colocar seu produto na vitrine. Provocando também motivação a ter alternativas na propriedade, diversificar e agregar valor aos produtos”.

Na Feira Agroindustrial e Seminário participarão convidados dos municípios vizinhos, Nova Pádua, Nova Roma, Antônio Prado e Ipê.
Exposição de máquinas e implementos agrícolas e ação de coleta de resíduos e tratamento das águas também ocorrerão durante o evento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *