Balanço da Brasil Alimenta e Envase Brasil supera edições passadas.
Próximas edições das feiras devem ocorrer em abril de 2016
Mais de US$ 80 milhões em negócios. É esse o saldo, recorde, da 11ª edição das feiras Envase Brasil e Brasil Alimenta, realizadas no Parque de Eventos de Bento Gonçalves entre os dias 8 e 11 de abril. O balanço é fruto de um grande número de lançamentos, da aposta em equipamentos de ponta e do crescimento de setores envolvidos com o evento, como sucos, cervejas, vinhos, entre outros. Ao longo de quatro dias, mais de 10 mil pessoas passaram pelo local. As feiras receberam mais de 30 palestras, seminários, mesas redondas e workshops. Eventos paralelos como o Encontro Produtor, o Envase Experience, O Quality Wine e a 1ª Conferência Internacional de Segurança de Alimentos levaram bom público aos auditórios e levaram conhecimento e novidades para os participantes.
O presidente da 11ª edição das feiras, Vicente Puerta, destaca que, apesar de registrar um número pouco abaixo do esperado, o evento foi marcado pela grande realização de negócios. “A feira teve como característica um grande número de lançamentos. Sabemos que ocorreram negócios com tecnologias novas e a presença de investidores que acabaram fechando a compra, por exemplo, de maquinário de grande porte para colheita de azeitonas. Isso é o mais importante da feira, que ela foi realmente lucrativa para os expositores”, afirma Puerta.
Para o diretor comercial de embalagens da Verallia, empresa líder no mercado de embalagens do Brasil, Alexandre Mendes de Oliveira, o evento foi marcado pela qualificação do público e ascensão de novos segmentos de mercado. “Percebemos uma grande participação de compradores durante a feira e a expectativa é muito boa em termos de negócios. Nos agradou a forte entrada do setor de microcervejarias e a grande demanda do segmento de sucos de uva. Outro destaque é a produção de espumantes, que também sentimos aquecida em sua demanda por embalagens”, destacou o executivo, que aproveitou para lançar um novo protótipo de embalagens de sucos durante a feira.
Local ideal para fazer negócios
Fator decisivo para o sucesso do evento foi a presença de empreendedores de peso como a do sócio do Burger King Brasil, Luis Eduardo Batalha, que aproveitou as feiras para equipar sua fazenda de oliveiras, na cidade gaúcha de Pinheiro Machado. Utilizando maquinário adquirido durante a feira para colheita, envaze e rotulagem de seus produtos, o empresário lança, ainda em 2014, o azeite de oliva Batalha da Guarda Velha. “O que há de mais moderno hoje no mercado está exposto aqui nas feiras. Não só vim visitar como também comprei equipamentos para engarrafamento e rotulação do azeite de oliva”, afirmou.
Um dos destaques do evento foi uma colheitadeira de uvas, azeitonas e café da New Holland. Segundo os representantes da marca presentes no evento, existem cerca de 250 em operação no Uruguai, Argentina e Chile e, agora, devido a expansão da produção na Campanha, principalmente, onde a geografia permite a utilização, se está apostando mais no Brasil. O preço médio da máquina é de R$ 700 mil. A próxima edição das feiras deve ocorrer em abril de 2016, também em Bento Gonçalves.