Obra destaca a diversidade de itens que podem ser feitos com base no subproduto do processamento de vinhos e sucos

 

livro_Experiências acumuladas ao longo de 50 anos de trabalho no segmento vinícola contribuíram para que o enólogo Firmino Splendor, produzisse o livro Subprodutos da Uva e do Vinho – Uma Riqueza Nossa. A obra, que tem lançamento programado para a 28ª Feira do Livro de Bento Gonçalves, entre os dias 11 e 22 de setembro, destaca a diversidade de itens que podem ser feitos com base no subproduto do processamento de vinhos e sucos, que normalmente é descartado. “Ao longo do tempo, observei que diversas empresas de outros países transformam o que restava do vinho em produtos como óleos, farinhas, licores, entre outros. Por isso, acredito que essa seja uma boa oportunidade para as vinícolas brasileiras ou para a criação de novas agroindústrias que possam reaproveitar esse material”, evidencia o autor.

 

A publicação é dividida em oito capítulos que apresentam diversas alternativas para a destinação do subproduto da uva e do vinho e estimula a utilização da totalidade da matéria-prima por empresas do setor vinícola. A obra custa R$ 30 e pode ser solicitada diretamente com o autor pelo telefone (54) 3458-1190, por e-mail adegasplendor@terra.com.br ou nas livrarias de Bento Gonçalves.

 

Sobre o autor
Firmino Splendor é um dos primeiros enólogos habilitados do país, formado em 1962 pelo Colégio de Viticultura e Enologia, de Bento Gonçalves (RS), e especializado em enologia em Bordeaux (França). É um dos fundadores da Associação Brasileira dos Técnicos em Viticultura e Enologia (ABE) e professor da área por quase 30 anos. O enólogo também tem experiência em agroindústria privada e atuou por dez anos na Dreher S/A, na produção de destilados, espumante e vinhos finos.

 

A experiência na área enológica contribuiu para que o autor produzisse seis obras literárias sobre o assunto. Atualmente ele dedica-se à elaboração de licores naturais artesanais na Adega Splendor, fundada por ele em 1997, no Parque Industrial São Valentim, em Bento Gonçalves.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *