Fórum Mundial aprova criação de alianças comerciais entre Cooperativas

O III Fórum Mundial de Cooperativas Vitivinícolas reuniu, nos dias 7 a 9 de junho, em Cidade Real, na Espanha, delegações representantes de 125 grandes Cooperativas Vinícolas do mundo. Estiveram presentes dirigentes cooperativistas da Espanha, Itália, Argentina, Brasil e Chile, para debater o tema “Nosso Futuro: Dimensão e Internacionalização”.

Após aprofundados debates, foram encaminhadas diversas medidas e ações conjuntas com intuito obter maior equilíbrio no mercado mundial do vinho e de outros produtos vitícolas. Uma das reivindicações do Fórum é a eliminação de práticas enológicas impróprias como a chaptalização, que consiste na utilização de sacarose para  aumento do grau alcoólico do vinho. Este procedimento é autorizado por uma normativa europeia. Os dirigentes cooperativistas defendem, a utilização de mostos procedentes da uva como único método natural para a graduação dos vinhos como forma de contribuir para o equilíbrio da balança mundial.

As Cooperativas também irão buscar melhor posicionamento no mercado mundial, aprimorando a gestão de negócios, aproveitando a economia de escala e melhorando a integração internacional e a inovação. Outro item proposto é a construção de uma vitivinicultura melhor posicionada no mercado e com melhor qualidade nos produtos elaborados com a uva. Os dirigentes assumiram o compromisso de modernizar as estruturas de produção e comercialização e buscar novas possibilidades de crescimento, especialmente com a criação de alianças comercias entre Cooperativas, para obter melhor rentabilidade aos Produtores.
Um dos destaques do Fórum foi a presença da Presidenta da Organização Mundial da Uva e do Vinho, Cláudia Quini, que pela primeira vez participou do evento. Junto com os integrantes do Fórum, ela assumiu o compromisso de criar um Grupo de Trabalho de Cooperativas dentro da OIV e aumentar a  representação do cooperativismo vitivinícola na organização. O Fórum aprovou também a continuidade dos intercâmbios para qualificar a formação de conselheiros e dirigentes, técnicos e viticultores. Por fim, os participantes assumiram o compromisso de realizar uma sensibilização das autoridades regionais de cada país, a fim de estimular a adoção do consumo responsável do vinho como fator de saúde e alimento natural. O próximo Fórum Mundial será realizado Mendoza (Argentina), no mês de junho de 2015.

 

página 16 grupo todo
Delegação Gaúcha com a Presidente da OIV . (Foto: Fecovinho/Divulgação)

 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estão abertas as inscrições para o IV Seminário Internacional de Fruticultura que acontece de 25 a 27 de junho em...
Teve início a colheita de uma das duas mais importantes variedades de caqui cultivadas na Serra gaúcha, a Kioto, popularmente...
Com um reconhecimento crescente do setor mundial de vinhos enquanto país produtor qualificado e como um mercado consumidor bastante promissor,...