De 28 a 30 de julho, a cidade de Fraiburgo, em Santa Catarina, transforma-se no centro brasileiro de debates sobre a produção de frutas de clima temperado. É que no período acontece, no município, no Parque da Maçã, o XI Enfrute – Encontro Nacional sobre Fruticultura de Clima Temperado.
O evento é dividido em dois segmentos. A área de feira reunirá, dentre os expositores – até dia 6 de julho, pela manhã, estavam confirmados 45 –, desde fabricantes de câmaras frias a viveiristas e fornecedores de embalagens, máquinas, equipamentos e produtos para fruticultura em geral. A programação técnica terá 26 palestras, das quais 6 a serem ministradas por convidados estrangeiros. As informações são do coordenador do evento, Gabriel Berenhauser Leite, chefe da Estação Experimental da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) de Caçador. A promoção contará, ainda, com mostra de 145 trabalhos, no formato de pôsteres, desenvolvidos por pesquisadores e estudantes de pósgraduação em fruticultura.
De acordo com Berenhauser Leite, o Enfrute, desde sua criação, tem como ‘eixos temáticos’ em seu segmento técnico três culturas: maçã, frutas de caroço e uva. Esse ano, os debates serão mais voltados à produção de maçã. Todavia, para viticultores, haverá pelo menos quatro palestras de interesse, assinala o coordenador do XI Enfrute.
A primeira delas acontece às 11h do dia 28 de julho, quando Wilhem Rademacher, da Global Research Agricultural Products, Alemanha, falará sobre Reguladores de crescimento no controle do crescimento e qualidade dos frutos. Conforme Berenhauser Leite, a abordagem sobre reguladores (hormônios) é interessante especialmente para produtores de uvas apirênicas (sem sementes). No dia seguinte, a primeira atração para viticultores – porque pode colaborar, também principalmente no caso de quem cultiva uva de mesa, no sentido do controle e melhoria do manejo da videira – será a palestra de K. I. Theron, da Universidade de Stellenbosch, na África do Sul, sobre Fisiologia e técnicas do anelamento de plantas, às 8h30min. Às 11h, o gerente de educação e treinamento da Associação Nacional de Defesa Vegetal (Andef), Luis Carlos Ribeiro, abordará A importância dos novos produtos fitossanitários na sustentabilidade da agricultura. Por fim, às 13h30min do dia 29 mesmo, Neftali Polania, da Bioiberica, Chile, trata de um tema sempre de interesse para quem tem cultivo em regiões acometidas por frio intenso no inverno: Aminoácidos, alternativa para amenizar ou prevenir os efeitos das geadas nas fruteiras de clima temperado.
O Encontro Nacional de Fruticultura de Clima Temperado, segundo seu coordenador, conta, em média, com mil inscritos para participação das palestras e circulação de 1,3 mil pessoas pela área de exposição. O XI Enfrute é uma promoção de Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), por meio de suas unidades Uva e Vinho e Clima Temperado, Universidade do Contestado (UnC), Epagri e Prefeitura Municipal de Fraiburgo. Mais informações pelo e-mail ou telefone (0xx49) 3561.2000.