Com uma paisagem de campo, com gado e cavalos, o pampa gaúcho conta com uma infinidade de culturas, como a soja, o milho, trigo. É nesse cenário, na cidade de Dom Pedrito, na região sul do Rio Grande do Sul, que se destaca a Guatambu Estância do Vinho, inaugurada no dia 6 de junho. Uma moderna vinícola, construída em estilo espanhol, que se tornou referência em enoturismo naquala região.
Com uma trajetória de 10 anos, a Guatambu conta atualmente com 22 hectares de vinhedos com as variedades de uvas Cabernet Sauvignon, Tannat, Tempranillo, Merlot, Pinot Noir, Chardonnay, Sauvignon Blanc e Gewürztraminer, totalizando uma produção de 100 mil garrafas por ano, número que deve chegar aos 180 mil a partir de 2014, quando a capacidade total da estrutura estará em funcionamento. A vinícola conta com uma produção sustentável, por meio de painéis que aproveitam a luz solar e foi desenvolvida pensando no turismo na Campanha Gaúcha. Um tour mostra as fases do vinho, unindo tudo ao charme gaúcho.
A iniciativa de levar a uva para a região partiu da engenheira agrônoma e enóloga Gabriela Hermann Pötter, filha do empreendedor Valter José Pötter. Juntamente com os enólogos uruguaios Alejandro Cardozo e Javier Gonzalez Michelena, a enóloga buscou qualidade aproveitando o solo granolítico da região onde estão os vinhedos. O resultado está na elegância dos vinhos e espumantes, além de um aroma frutado e macio.
Respostas de 2
Por favor como fazemos para visitar a Guatambu. É preciso
agendamento prévio?
Boa tarde, Sr. Armando.
Esse é o contato da vinícola Guatambu Fones: (53)3243.3295 – (53)9971.9473
Email: visita@guatambuvinhos.com.br