A projeção do futuro e a sustentabilidade da agricultura familiar na Serra Gaúcha foi objeto de análise de dirigentes de várias instituições. O assunto foi debatido no dia 9 de novembro, em Farroupilha. Participaram da reunião, convocada pela Diocese de Caxias do Sul, o bispo diocesano, Dom Alessandro Ruffinoni, um grupo de padres e dirigentes de cooperativas, sindicatos, instituições da região e técnicos do Programa ATER.
Os participantes da reunião avaliaram o desenvolvimento do programa da FECOVINHO, em parceria com a Diocese e outras entidades, para a mobilização de jovens e mulheres. Entre os destaques positivos apontados está a oportunidade para que esses públicos sejam ouvidos e possam opinar sobre os caminhos para a sustentabilidade da produção familiar. Também foram projetadas as perspectivas desta iniciativa para 2013.
O grupo apontou a necessidade de intensificar a ação conjunta e coordenada entre entidades da igreja, sindicatos e cooperativas, a fim de que esta iniciativa tenha consequência efetiva na mudança de relações e aprimoramento da atividade produtiva. Outra medida será a qualificação da troca de informações e de comunicação entre as entidades envolvidas neste programa, a fim de consolidar uma linguagem e uma ação comum de formação integral para jovens e mulheres. Essa iniciativa não será focada apenas na qualificação técnica da produção, mas, também nos aspectos de gestão, participação política, saúde e qualidade de vida.
A Diocese de Caxias do Sul anunciou que vai lançar um Plano Especial de trabalho com a juventude. A meta é desenvolver iniciativas com os jovens para estimular o compromisso com o futuro da agricultura familiar e com cuidado com o meio ambiente, tornando a região uma ilha de sustentabilidade.