Desenvolver estudos e pesquisas na área de gestão de cooperativas e demais organizações econômicas da agricultura familiar. Com este objetivo foi criada a Rede Mais Gestão de Universidades. O projeto vai durar dois anos e pretende realizar um diagnóstico da realidade organizacional das cooperativas da agricultura familiar. O primeiro encontro dos pesquisadores será em Minas Gerais. “Nesse primeiro momento será para discutir a metodologia do projeto e também para definir os temas prioritários a serem tratados em relação à gestão de cooperativas. Vamos falar também sobre o Programa Mais Gestão desenvolvido pelo MDA, que visa fortalecer a cooperativa no âmbito da gestão e da inserção delas no mercado”, explica a coordenadora-geral substituta do Departamento de Geração de Renda e Agregação de Valor do MDA, Mariana Carrara
Ela explica que o objetivo da Rede Mais Gestão de Universidades é ampliar os estudos, as pesquisas e a inovação na área de gestão de cooperativas. “Também é estimular o desenvolvimento de monitoramento, avaliação e gerar informações voltadas para o cooperativismo”, complementa.
Outra meta do projeto é a de instituir o Programa Jovem Cooperativista, onde participarão aproximadamente 30 alunos de escolas agrícolas e da graduação do curso em Gestão de Cooperativismo. A ideia é que estudantes da região Sul, Sudeste e Nordeste atuem diretamente com as cooperativas atendidas pelo Mais Gestão e recebam orientação dos pesquisadores e professores da Rede.
A rede está dividida em núcleos regionais:
Região Norte: Universidade Federal do Pará (UFPA) em parceria com a Universidade Federal do Acre (UFAC) e dois Institutos Federais (IFPA Campus Castanhal e IFAC).
Região Nordeste: Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).
Região Centro-Oeste: Universidade de Brasília (UnB).
Região Sudeste: Universidade Federal de Viçosa (UFV) em parceria com a Universidade de São Paulo (USP).
Região Sul: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em parceria com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
Fonte: Ascom/MDA