Laudemir Müller visitou cooperativa modelo, que entrou em
funcionamento neste ano no município de Flores da Cunha
Empreendimento considerado modelo para o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), a Cooperativa Vinícola Nova Aliança de Flores da Cunha recebeu, no dia 18 de setembro, a visita do ministro interino Laudemir Müller, que esteve acompanhado do titular da Secretaria de Inovação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Nelson Fujimoto. A Nova Aliança, que entrou em operação no início deste ano, teve financiamento federal do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura
Familiar (Pronaf) e do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES).
Com um investimento de cerca de R$ 83 milhões, o parque industrial da Cooperativa tem uma estrutura moderna para processamento não apenas de uvas, mas de diversas frutas para a produção de sucos. O negócio é resultado da união de cinco cooperativas – duas de Flores da Cunha, duas de Caxias do Sul e uma de Farroupilha –, somando mais de 800 famílias. De acordo com o ministro Müller, investimentos como o da Nova Aliança devem ser incentivados pelo país, pois oferecem melhores condições para os produtores. “Para o MDA é sempre uma satisfação verificar o resultado dos nossos investimentos em políticas públicas. A Cooperativa Nova Aliança e todos os seus associados estão de parabéns. Primeiro por esse desafio e iniciativa de juntar os agricultores e as cooperativas e, em segundo, por fazer um investimento tão moderno em tão pouco tempo, com tanta qualidade, que vai de um lado atender os agricultores familiares da região, e também oferecer um produto de qualidade para os consumidores. Esse é nosso objetivo: fazer com que os agricultores possam investir e qualificar sua produção. Quem ganha com isso são eles, a região e todo o país”, valorizou.
Durante a visita, o ministro foi acompanhado pelo diretor Comercial da Nova Aliança, Celso Chiarani; pelo gerente de unidade Elmar Busetti, de Farroupilha; pelo diretor-executivo do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Carlos Raimundo Paviani; e pelo prefeito de Flores da Cunha, Lídio Scortegagna. Associados da Cooperativa também acompanharam e conheceram as instalações.
O ministro também participou da abertura do workshop do Programa de Modernização da Vitivinicultura (Modervitis), no auditório da Embrapa Uva e Vinho, em Bento Gonçalves. Promovido pelo Ibravin e Embrapa, o Modervitis foi criado tendo em vista a defasagem tecnológica na produção da uva, em especial para a produção de vinho de mesa e suco. “Essa visita à Serra tem o objetivo de, ao mesmo tempo de visitar a indústria, os agricultores, conhecer a região, e de impulsionar projetos como o Modervitis, para a ampliação desse setor tão importante para a região, para o Estado e para nosso país”, pontuou Müller.