Concurso VinoSub30 aconteceu na cidade de Rosário, na Argentina, entre os dias 14 e 16 de novembro
Reunir jovens para que degustem vinhos e premiem os melhores de acordo com seus gostos e sensações e, a partir disso, divulguem a bebida entre seus amigos. Esse é o objetivo do concurso VinoSub30, que em 2012 foi realizado na cidade de Rosário, província de Santa Fe, na Argentina, entre os dias 14 e 16 de novembro. O evento, que já acontece há nove edições, reuniu 30 jovens de até 30 anos de idade de diversas províncias da Argentina e mais de 300 amostras de vinhos, entre tintos e brancos, de 50 vinícolas da Argentina. No grupo estavam enólogos, sommeliers, especialistas em marketing e jornalistas. O jornal A Vindima participou do concurso como convidado especial.
As degustações do concurso iniciaram no dia 14 e aconteceram na Sociedad de Honorables Enófilos de Rosario. Os jovens degustadores, escolhidos pela comissão organizadora, foram divididos em grupos e a cada um deles eram servidas, em média, 40 amostras de vinhos por dia. As degustações aconteceram às cegas e para a análise de cada um dos vinhos era utilizada uma ficha de avaliação semelhante a usada pela Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV). Entre as castas inscritas pelas vinícolas, destaque para a Malbec, ícone da Argentina. Além dela, outras variedades também apareceram, como Cabernet Sauvingon, Bonarda, Merlot, Sauvingon Blanc, Chardonnay e Tottontés. Assemblages também foram degustados.
“Através do concurso Sub30 queremos promover o consumo responsável de vinho entre os jovens. Além disso, o concurso é uma forma de saber qual é a opinião e o que eles buscam na hora de escolher um vinho, além de aproximá-los desta bebida e fazer com que o consumo da mesma aumente”, explica o organizador do concurso e diretor do site Argentine Wines, Daniel Lopez Roca. Atualmente, o consumo per capita de vinhos na Argentina é de 26 litros, mas vem decrescendo ao longo dos anos. No Brasil o consumo per capita não chega a dois litros.
Os resultados do Sub30 serão divulgados em meados de dezembro. Os vinhos mais pontuados receberão medalhas de ouro e prata. Os vinhos premiados não poderão exceder 30% das amostras inscritas no concurso.
*A jornalista viajou a Rosário a convite do Fondo Vitivinícola Mendoza.
Por Andréia Debon*
Foto: Vino Sub 30/Divulgação