Na próxima terça-feira, dia 7, a Embrapa Uva e Vinho realizará capacitação sobre identificação de doenças da videira, com ênfase ao cancro bacteriano causado por Xanthomonas campestris pv. viticola, na sede da instituição de pesquisa, em Bento Gonçalves (RS). O evento é gratuito e estão disponíveis 115 vagas. As inscrições estarão abertas até a segunda-feira, dia 6, e podem ser feitas pelo telefone (54) 3455-8087 ou e-mail fabio.ribeiro@embrapa.br. O treinamento é destinado aos técnicos, produtores, profissionais autônomos e estudantes.
De acordo com o coordenador do curso, pesquisador da Embrapa Uva e Vinho Lucas Garrido, o objetivo é disponibilizar informações e oferecer aos participantes os conhecimentos necessários para identificar e diferenciar as principais doenças fúngicas da videira, doenças abióticas e o cancro bacteriano e apresentar os melhores métodos de prevenção deste último.
O Cancro bacteriano é uma praga quarentenária que encontra-se restrita, até o momento, a vinhedos da região de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA). “As ocorrências do cancro em outros estados foram imediatamente combatidas com a erradicação de vinhedos e a proibição do plantio por três anos, conforme previsto em lei. No treinamento, iremos orientar sobre a prevenção, pois depois que a planta for infectada é de difícil controle, levando à morte da videira”, alerta Garrido.
Cronograma
13h15min – Abertura
13h30min – Identificação doenças fúngicas e abióticas da videira com o pesquisador Lucas Garrido
14h30min – Intervalo
14h45min – Cancro bacteriano da videira: histórico, sintomatologia, aspectos envolvidos e prevenção com o pesquisador Lucas Garrido
16h15min – Ações do MAPA e da SEAPA no monitoramento do cancro bacteriano da videira do RS
17h15min – Dúvidas e discussão
17h45min – Encerramento
Fonte: Assessoria de Imprensa Embrapa Uva e Vinho