Desde 2009, a Cooperativa Nova Aliança uniu cinco emblemáticas cooperativas vitivinícolas da Serra Gaúcha em uma única força, hoje com sede em Flores da Cunha, na Serra Gaúcha. Com representatividade de mercado, a Cooperativa busca valorizar referências fundamentais como a democracia, independência e autonomia, características do cooperativismo. Com o intuito que esse movimento não perca força, a Nova Aliança busca a participação mais direta de seus sócios. Para isso, cerca de 45 produtores estão fazendo parte do projeto Semear, um curso de formação de Liderança Cooperativa – Propósito e Estratégia. O objetivo é preparar pessoas para atuarem dentro da Cooperativa, para no futuro trabalharem juntas no negócio.
Iniciado neste ano, o projeto Semear foi uma maneira que a Nova Aliança encontrou para que se buscasse sempre os referenciais fundamentais para uma cooperativa ter vida longa. A primeira edição do curso conta com 45 produtores participantes, os chamados delegados.
O presidente da Cooperativa Nova Aliança, Alceu Dalle Molle, explica que essas pessoas foram elencadas vindo ao encontro de mudanças estatutárias da Cooperativa. Com isso, foram formados seis núcleos divididos nos municípios de abrangência. “A cada 20 sócios temos um delegado. Isso porque temos quase 900 sócios e reunir todos para as assembleias é complicado. Esses delegados ouvem seus núcleos e levam para a assembleia geral”, explica Dalle Molle.
São esses líderes que participam nesta primeira turma do projeto que terá encerramento e entrega de diplomas em setembro. “Esse primeiro contato é justamente para preparar esses sócios. É o curso básico para acesso a qualquer outro cargo dentro da Cooperativa”, complementa o presidente. Depois disso, um novo passo já foi projetado pela administração da Nova Aliança.
Para os interessados em dar continuidade à formação, será disponibilizado um curso para conselheiros administrativos ou fiscais da Cooperativa. “Essa formação dá a lógica inicial para um conselheiro, com conhecimentos mais profundos. São aulas de história do cooperativismo, cenário local e de mercado, estratégias de mercado e outros fatores para preparar essas pessoas. Queremos líderes para assumir a Cooperativa no futuro. Jovens, mulheres, enfim, interessados em dar continuidade ao projeto da Cooperativa”, valoriza Dalle Molle.
Sobre a Nova Aliança
A Cooperativa Nova Aliança é formada por cinco tradicionais cooperativas vitivinícolas da Serra Gaúcha: Aliança e São Victor (de Caxias do Sul), Linha Jacinto (de Farroupilha) e Santo Antônio e São Pedro (de Flores da Cunha). O novo projeto da Cooperativa, construído na localidade de Lagoa Bela, em Flores da Cunha, prevê o processamento de 40 mil toneladas de uva por safra, com foco na produção de sucos, inclusive de outras frutas. As primeiras uvas processadas em Flores foram da safra deste ano.
No portfólio de produtos da Nova Aliança estão vinhos finos, espumantes, vinhos de mesa, sucos de uva orgânicos, integrais e adoçados, produzidos a partir dos mais de 1,3 mil hectares de vinhedos em produção.