Após um semestre com chuvas reduzidas em todo o estado do RS, o cenário das previsões climatológicas para os próximos meses (julho a setembro/2012), apontam para o retorno das chuvas dentro dos padrões normais.
Porém, diversos centros de prognósticos climáticos já estão constatando o aquecimento da temperatura acima da média das águas nas regiões leste e central do Oceano Pacífico. O aquecimento destas águas aponta para a possível ocorrência do El Niño, fenômeno climático que provoca chuvas acima da média normal.
Conforme informação do Conselho Permanente de Agrometeorologia Aplicada do Estado do Rio Grande do Sul – COPAAERGS, a regularidade da precipitação prevista para os meses de julho, agosto e setembro, refere-se a padrões climáticos predominantes para grandes áreas. Porém podem ocorrer períodos com eventos localizados de grande intensidade de chuvas e, também, períodos prolongados com ausência de chuvas.
A partir destas informações de que podem ocorrer precipitações intensas em determinados momentos do período inicial do desenvolvimento produtivo das videiras, os viticultores devem dar atenção a algumas questões que serão importantes para uma boa safra de uvas.
É importante que mantenham boa cobertura vegetal do solo e ter especial atenção às manifestações de doenças para o seu controle no momento correto. É necessário também prever formas de assegurar a cultura e sua produção. As políticas públicas de crédito e seguro estão disponíveis para isso. Na dúvida, é sempre recomendável buscar orientação junto aos órgãos de assistência técnica e nas entidades de representação dos agricultores.