Para a circulação em vias públicas, o trator deve permanecer com os faróis dianteiros acesos, e estes devem ser de luz branca ou amarela, os faróis traseiros são faróis de trabalho e deverão permanecer apagados durante a circulação, pois podem atrapalhar a visão dos veículos que vem atrás, contribuindo para a ocorrência de acidentes.
Os acidentes podem ocorrer em atividades de campo durante todo o processo produtivo, durante o preparo do solo, na semeadura, na colheita, no transporte ou no armazenamento de grãos.
O operador deve estar sempre atento e tomar cuidado durante o acoplamento e desacoplamento dos equipamentos agrícolas nos tratores.
Preceitos básicos para uma operação segura com o trator
– Fique atento aos limites da máquina, ou seja, nunca acople ao trator implementos que exijam maior potência do que o mesmo oferece;
– Não realize operações com o trator sem os protetores das partes móveis (TDP, cardã e etc).
– Durante o acoplamento não permaneça entre o trator e implemento.
– Não permita que pessoas fiquem sobre a barra de tração ou sobre o implemento, quando o trator estiver em movimento.
– Ao desacoplar os implementos, os mesmos devem ser escorados adequadamente para não caírem em pessoas ou animais, EVITE improvisações.
– Durante o processo de acoplamento nunca fique entre o implemento e o trator antes de desligar todos os comandos e aplicar os freios de estacionamento.
Fontes: FAEP / SENAR / Caminhos do Paraná / Pedro Ribeiro Ferreira / New Holland / CTC
Atributos necessários para a circulação em vias públicas
– Indicadores luminosos de mudança de direção dianteiros (piscas).
– Possuir dispositivos de sinalização traseira de cor vermelha;
– Lanternas de freio de cor vermelha;
– Indicadores luminosos de mudança de direção traseiros (piscas).
É proibido o trânsito de tratores nas vias públicas tracionando outro veículo por corda ou cabo de aço. Também não é possível rebocar: pulverizadores, plantadoras ou semeadoras, capinadoras, roçadoras, arados, grades, subsoladores ou outro implemento agrícola qualquer que seja, com exceção apenas de carreta agrícola, desde que esta esteja devidamente sinalizada.
Nunca mude a marcha do trator em aclives ou declives acentuados. JAMAIS opere o trator alcoolizado, pois com a ingestão de álcool o equilíbrio é seriamente afetado tornando assim a operação do trator um risco para o operador e a outros que estejam próximos.
Após realizar operações com implementos acionados pela TDP, deve-se colocar uma tampa de proteção adequada, antes de ligar a TDP é preciso verificar se a proteção gira livremente. Deve-se se desligar o eixo da TDP quando o mesmo estiver sendo inspecionado, principalmente se estiverem com implementos conectados.
O uso de vestimentas adequadas é um fator importante para a preservação da integridade física do operador. Utilize sempre roupas que protejam todas as partes do corpo, principalmente membros superiores e inferiores. JAMAIS operem o trator com chinelos ou sandálias usem sempre calçados fechados e de preferência botas de segurança.
Treinamento, capacitação e conscientização das pessoas que lidam com as máquinas são essenciais para a redução dos acidentes e para uma operação segura do trator. “LEMBRE-SE, O ACIDENTE OCORRE ONDE A PREVENÇÃO FALHA”.