Produção de vinhos finos deve ser o foco da sociedade entre a tradição da
vinícola do Rio Grande do Sul e a modernidade  da empresa de São Paulo

Camila Baggio

Duas empresas tradicionais no setor de bebidas brasileiras, a Cooperativa São João, de Farroupilha, e a Cereser, de São Paulo, firmaram parceira em 2013. O objetivo é unir a modernidade da Cereser com a linha de produtos já consolidada pela São João. A união foi anunciada em agosto e ainda neste ano os novos rótulos devem ser vistos em mercados do país. O principal foco são os vinhos finos da linha Massimiliano, uma marca criada em 2004 pela Cereser, que terá quatro novas opções.
A parceria tem como objetivo aproveitar o número crescente de apreciadores de vinhos finos e espumantes, buscando conquistar os consumidores que aos poucos migram dos vinhos de mesa para os vinhos finos. Com a união entre a Cereser e a Cooperativa São João é possível aumentar a produção e manter a qualidade. O resultado da união é uma linha com dois demi-sec tranquilos, um branco corte de Riesling e Semillon e um tinto de Cabernet e Merlot, além de um espumante Moscatel.
A Cereser está investindo R$ 2,5 milhões na modernização da planta industrial da cooperativa gaúcha na produção dos novos rótulos e na estrutura de distribuição, aproveitando os caminhos já conhecidos do antigo portfólio de produtos da Cereser, que inclui destilados, sidras e vinhos de mesa. “Trata-se do maior investimento da Cereser voltado para lançamento de produtos nos últimos dez anos. Estamos diversificando o nosso público alvo. Nos últimos anos, a Cereser vem trabalhando no processo para agregar valor ao seu portfólio. O segmento de vinhos finos e espumantes representa uma oportunidade muito interessante e com forte potencial de crescimento”, ressalta José Fontelles, diretor comercial da empresa.
Os novos rótulos devem chegar aos mercados do Rio Grande do Sul e do Brasil para o Natal e Ano Novo e incluem dois espumantes (Brut e Demi-sec feitos pelo método Charmat), um Chardonnay e um Cabernet Sauvignon.

Saiba mais

Fundada em 1926, a Cereser é considerada umas das maiores empresas de bebidas da América Latina, líder na produção de sidras. Com sede em Jundiaí, no interior de São Paulo, a empresa tem mercado em todo o Brasil e exporta para 40 países. Em 2009, o empreendimento investiu na produção de espumantes, com um parque de processamento tecnológico e totalmente automatizado. A Cereser tem capacidade para processar 26 milhões de garrafas, o correspondente a 2,2 milhões de caixas de espumante em apenas 90 dias.
A Cooperativa Vinícola São João foi fundada em 1931 na cidade de Farroupilha, totalmente por imigrantes italianos. Com o passar dos anos e a adesão de novos associados, a Cooperativa ganhou espaço no mercado com a linha dos varietais, o Vinho Castellamare, com espumantes, Cabernet Sauvignon, Tannat, Riesling, Merlot e na linha San Diego, com os vinhos de mesa. Os produtos são elaborados com uvas cultivadas pelos 390 associados da Cooperativa.

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *