Pesquisa mapeia hábitos de consumo do suco de uva 100%

 

Suco de uva
(Foto/ Divulgação)

Um estudo encomendado pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) à Romagna Marketing e Pesquisa mapeou o comportamento de consumo de suco de uva 100% e de outros tipos de bebidas não alcoólicas, como néctares e refrescos. Batizado “Projeto PULSE – Qual a batida do suco de uva 100% no coração do Brasil”, o levantamento teve por objetivo identificar sinais para embasar o desenvolvimento do mercado do produto no Brasil.

Os dados serão utilizados na elaboração de ações de promoção da bebida, cuja comercialização nos últimos 10 anos saltou de 15.832.130 litros, em 2005, para 90.253.143 litros em 2014 (crescimento de 570%). Nos dois primeiros meses de 2015, as estatísticas apontam que foram comercializados 13.571.446 litros da bebida, volume 5,68% superior ao verificado no mesmo período do ano passado (12.841.742 litros).

A metodologia do estudo, realizado em 2013 e 2014, e apoiado pela fabricante de embalagens Tetra Pack, incluiu um raio x do cenário atual do consumo de bebidas não alcoólicas no Brasil e no mundo com dados já existentes, entrevistas com produtores regionais e pesquisa qualitativa junto aos consumidores e não consumidores de suco de uva 100%, com observações em pontos de venda e home invasions (visitas a residências) seguidas de entrevistas em profundidade.

Foram escolhidas as praças de São Paulo (SP), Porto Alegre (RS), Recife (PB) e Rio de Janeiro (RJ), por serem considerados mercados de interesse do segmento. O estudo abrangeu consumidores enquadrados principalmente dentro das seguintes categorias: consumidores de suco 100% uva, de néctares e refrescos, casais com ou sem filhos e solteiros, principalmente das classes sociais AB e BC, com idades entre 21 e 55 anos.
Principais conclusões da pesquisa:
– O consumo de suco 100% é mais observado em lares onde é mais forte o desejo de manter uma alimentação mais saudável, por meio da ingestão de produtos naturais, sem açúcar e orgânicos;
– O suco de uva se faz mais presente no café da manhã e no almoço e é mais frequentemente encontrado em casas onde há crianças e idosos. Também é grande a frequência de consumo aos finais de semana, quando a família toda está reunida;
– Crianças têm grande preferência pelo sabor uva;
– Consumidores de suco de uva 100% optam pelo sabor por considerá-lo uma bebida leve e que combina com todos os alimentos;
– Também argumentam que preferem o suco de uva pela praticidade, por ser um produto natural e pronto para beber;
– Alguns optam por diluir a bebida em água, na proporção 1/1, para render mais ou por gosto;
– Em alguns casos, o suco de uva 100% é uma alternativa ao consumo de bebidas alcoólicas, principalmente o vinho, pelos mais diversos motivos, como o uso de medicamentos, por exemplo.
– Todas as pessoas que têm na rotina a ingestão de suco de uva 100% associam a prática a uma vida saudável em função de benefícios que o consumo da bebida proporciona, como auxílio na redução da gordura abdominal, controle do colesterol e prevenção de doenças degenerativas como o Mal de Alzheimer. Por ser rico em resveratrol, o suco de uva combate à produção de toxinas e radicais livres, prevenindo doenças cardiovasculares e reduzindo a pressão arterial.
Fonte: Assessoria de Imprensa Ibravin

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