Mais de duas mil mudas foram plantadas e distribuídas para a população na cidade gaúcha
O município de Campo Bom, na região Metropolitana de Porto Alegre, buscou uma alternativa diferente para tentar diminuir a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, chikungunya e zika vírus. A prefeitura do município realizou o plantio e distribuição de mais de 2 mil mudas de citronela em logradouros públicos, escolas e pontos estratégicos da cidade. Também conhecida como capim santo, a citronela produz substâncias que repelem naturalmente o mosquito, e neste ano está sendo a protagonista do projeto Todos contra o Aedes, desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente (Sema) de Campo Bom.
Além da citronela, cuja plantação também é estimulada na comunidade, o projeto prevê disseminar o plantio da crotalária – planta que atrai as libélulas, predadoras dos ovos e larvas do mosquito. Além de realizar o plantio, a Secretaria faz a distribuição gratuita de mudas para gestantes atendidas pela rede municipal de saúde, acompanhada de material informativo. “O plantio de citronela é uma atividade pratica na educação ambiental para difundir a percepção de que o meio ambiente inicia dentro de cada ser humano. Este trabalho, realizado pela primeira vez, tem como objetivo despertar nos alunos um sentimento de pertencimento e responsabilidade com a saúde coletiva”, conta a bióloga da Sema, Márcia Dutra.
Mas vale lembrar, a citronela não substitui o cuidado com a água parada e ambientes favoráveis ao desenvolvimento do mosquito. “Isoladamente estas plantas não agem contra o mosquito, mas se somam aos cuidados que todos devem ter em casa quanto ao combate aos criadouros”, destaca o titular da Secretaria, José Orth.
A citronela pode ser encontrada facilmente em viveiros e floriculturas, em mudas ou sementes.
Repelente natural
As folhas da citronela servem como base para uma solução feita em casa, que tem durabilidade, baixíssimo custo de produção e serve como um repelente caseiro natural. O produto ajuda a evitar os tão incômodos mosquitos, pernilongos e também outros insetos.
Confira a receita:
– 200 gramas de folha de citronela;
– 1 litro de álcool;
– vidro escuro.
No vidro, coloque as folhas de citronela com meio litro de álcool e mantenha tampado por oito dias em um ambiente escuro. Agite duas vezes ao dia. Depois, coe as folhas e adicione o restante do álcool. O repelente pode ser colocado em um frasco com válvula spray, e pode ser usado no corpo e no ambiente. Tem durabilidade de dois anos.
Outro modo de repelir os mosquitos é cortar as folhas de citronela em pequenos pedaços e distribuí-las pelos cômodos da casa.