Primavera será chuvosa e com temperaturas amenas

Previsão da estação das flores é que ela seja também um período
satisfatório para as funções que envolvem o início da safra de verão

 

A estação mais colorida do ano, a primavera 2014 chega no dia 22 de setembro, mais precisamente às 23h29min. Com a chegada da nova estação, os centros de meteorologia indicam que há uma mudança no regime de chuvas e temperaturas na maior parte do Brasil. No Rio Grande do Sul, os níveis de chuvas terão uma precipitação um pouco acima da média, o que deverá favorecer a agricultura e os trabalhos para as safras de verão das mais diversas culturas. Na primavera, as temperaturas aumentam gradativamente no Estado, contudo, neste período ainda podem ocorrer incursões de massas de ar frio intensas que podem causar declínio acentuado da temperatura. As previsões indicam uma primavera onde o produtor deverá ficar de olhos atentos na umidade e nas variações de chuvas.

De acordo com o meteorologista Flávio Varone, do Centro Estadual de Meteorologia (Cemet RS), a primavera está sendo trabalhada com condições dentro da normalidade neste ano, com as chuvas já características da estação em todo o Rio Grande do Sul. Em 2014, a tendência é de níveis um pouco acima da média, com chuvas bastante regulares, principalmente em outubro, mês em que podem ocorrer sistemas associados à chuvas fortes, também com alguns temporais. “O fenômeno El Niño (um evento climático natural que ocorre no Oceano Pacífico, aquecendo suas águas e alterando a distribuição de calor e umidade em várias partes do globo) ainda não tem sua ocorrência efetivamente comprovada, mas teremos uma primavera, principalmente na Serra, de chuvas regulares. Este é o período que mais chove ao longo do ano, com isso teremos vários períodos com chuvas e depois uma condição de normalidade, pendendo mais para as chuvas na segunda quinzena de setembro e, principalmente, em outubro”, aponta Varone.

 

Página 9
Árvores frutíferas em brotação: sinal de que a primavera está próxima. (Foto:Larissa Verdi)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com relação à temperatura, para a primavera são esperadas condições amenas e dentro da normalidade.”A partir de agora naturalmente as temperaturas vão subir. Ainda teremos entradas de massas de ar frio até o final do inverno, o que é normal, mas depois a tendência é que gradativamente as temperaturas comecem a se elevar”, explica o meteorologista. Com isso, as temperaturas da primavera serão amenas, com aumento de 1 a 2ºC em setembro e outubro, principalmente durante as madrugadas. No decorrer do dia permanece o padrão normal, característico desses próximos dois meses. Somente em novembro é que as temperaturas devem subir, aquecendo os gaúchos. O mês também deve registrar menos chuvas na metade Sul do Estado.

Como é um período de trabalho intenso na agricultura, preparando as lavouras para a safra de verão, a primavera está sendo esperada com uma condição favorável de trabalho, levando em consideração as situações satisfatórias de umidade. “Por ser uma época onde praticamente é o início da condição de trabalho para a safra, o clima deverá colaborar neste sentido. Conforme os dados que temos, na primavera e no início do verão não devemos ter estiagens, o que colabora com nossas propriedades”, adianta Varone. Com isso, é importante também que os agricultores tenham um maior controle nos sistemas de irrigação, evitando o desperdício de água.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estão abertas as inscrições para o IV Seminário Internacional de Fruticultura que acontece de 25 a 27 de junho em...
Teve início a colheita de uma das duas mais importantes variedades de caqui cultivadas na Serra gaúcha, a Kioto, popularmente...
Com um reconhecimento crescente do setor mundial de vinhos enquanto país produtor qualificado e como um mercado consumidor bastante promissor,...