A 3ª Festa da Uva de Goiás, que acontece de 29 de julho a 1º de agosto, em Itaberaí (distante 94 quilômetros da capital, Goiânia), terá entre seus destaques sua programação técnica. A ser desenvolvida no dia 30, com atividades programadas para a manhã e a tarde, a ‘seção teórica’ do evento contará com palestras sobre temas como implantação e condução do vinhedo, elaboração de vinhos na pequena propriedade e cooperativismo, além de visita à vinícola.
O presidente da entidade promotora – a Associação de Produtores de Uvas e Derivados do Noroeste do Estado de Goiás (Apuderneg) –, Danilo Razia, assinala, quanto a outras atrações, a realização de feira, nas manhãs e tardes de sexta (30/07) a domingo (1º/08), e de shows regionais e apresentações culturais, à tarde e à noite. Desfile de carros alegóricos, oficinas de enogastronomia ministradas por sommeliers e chefs de cozinha e festival gastronômico também se sobressaem da programação, que oferecerá, ainda, visitas monitoradas ao parreiral da vinícola Dell Nonno e ao próprio estabelecimento. Por conta da diversidade de atrativos, a expectativa de público mínimo para a Festa é de 40 mil pessoas, afirma Razia, ele mesmo o pioneiro da viticultura goiana: era 1998 quando plantou, em Itaberaí, o primeiro parreiral para fins comerciais (para produzir, inicialmente, fruta dirigida à comercialização/consumo in natura) no Estado.
A 3ª Festa da Uva de Goiás conta com apoio de Governo do Estado, Prefeitura Municipal de Itaberaí e Vinícola Goiás. Atualmente, a viticultura goiana compreende uma área de mais de 600 hectares, tendo a região Noroeste do Estado, caracterizada por pequenas propriedades rurais, como a principal produtora, segundo o presidente da Apuderneg.
Foto: Divulgação