‘Jovem na Zona Rural’ é organizado pela prefeitura de Flores da Cunha
A partir de julho os jovens do município de Flores da Cunha que residem na zona rural terão aulas um tanto quanto diferentes. Até o mês de outubro os estudantes da 8ª série integrarão o projeto ‘Jovem na Zona Rural’, que vai auxiliar a escolha da carreira dos estudantes, apresentando profissões ligadas à agricultura. O projeto foi lançado no dia 11 de junho no gabinete do prefeito Lídio Scortegagna (PMDB) e inclui os alunos das escolas municipais Benjamin Constant, Francisco Zilli, Rio Branco e Tiradentes e da Escola Estadual Antônio de Souza Neto.
O projeto tem como objetivo proporcionar uma formação voltada aos jovens que moram no interior do município, apresentando por meio de palestras informações gerais, profissões que podem ser aliadas ao convívio com a colônia, os problemas e as vantagens de permanecer na zona rural. Atualmente são organizadas leituras sobre o assunto, com produção de textos argumentativos em sala de aula – posteriormente o material será incluso em um livro.
O cronograma inicia em julho com palestras organizadas pela Secretaria da Agricultura e Abastecimento. Em agosto e setembro o Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) reunirá pais e alunos. A partir de setembro o livro começa a ser produzido. O lançamento da obra está marcado para 28 de outubro, na Câmara de Vereadores. O projeto é uma iniciativa das secretarias de Educação, Cultura e Desporto e de Agricultura com apoio do STR.