As estratégias de rearranjos do setor vitivinícola, os avanços da assessoria técnica e a inovação na adoção de novas tecnologias na produção vitícola foram apresentadas no 8º Seminário Nacional de Marketing no Agronegócio. O evento, promovido pela Faculdade I-Uma e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, com apoio do SESCOOP, foi realizado no dia 25 de outubro, na sede da FEDERASUL, em Porto Alegre. Neste ano, o tema foi dedicado ao Ano Internacional das Cooperativas.
Para mais de 180 dirigentes do agronegócio brasileiro e ao embaixador da ONU para o Cooperativismo, Roberto Rodrigues, o presidente da Cooperativa Nova Aliança, Alceu Dallemole, apresentou o projeto de integração e a associação de cinco cooperativas. Graças a esse sistema integrado e a adoção de uma modelagem de assistência técnica qualificada, a nova unidade passou a ter 11 pontos de recebimento de uva na Serra e na Fronteira, que recebem mais de 37 milhões de quilos.
O diretor executivo da FECOVINHO, Hélio Marchioro, disse que essa integração é o caminho para dar sustentabilidade ao negócio vitivinícola, já que os associados das cooperativas são pequenos agricultores. “Embora as cooperativas representem 30% dos produtores de uva, eles fazem apenas 22% da produção global da fruta”. Os associados de cooperativas têm em média dois hectares de uva plantados. Marchioro acrescentou que as cooperativas têm o grande desafio de promover maior participação dos agricultores no sistema. Para isso, segundo ele, será necessário ampliar a associação de jovens e mulheres, como estratégia para estimular o crescimento da produção e garantir a sucessão nas propriedades.