Avaliação Nacional de Vinhos acontece no final de setembro. Degustação de seleção acontece de 15 a 30 de agosto e será feita por 120 enólogos
A Associação Brasileira de Enologia (ABE) já vive a rotina da 21ª Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2013, que apresentará a representatividade da safra para um público de 850 pessoas que estarão reunidas no dia 28 de setembro, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves. Até lá, outras etapas ainda estão por vir. Em agosto, de 15 a 30, cerca de 120 enólogos estarão integrados na degustação de seleção das amostras.
A safra 2013 reúne 312 amostras de 64 vinícolas de seis estados brasileiros e diversas regiões produtoras. Além do Rio Grande do Sul, também participam do evento vinícolas do Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais, Bahia e São Paulo.
O trabalho de coleta das amostras é coordenado pela ABE e segue processos criteriosos, o que ocorre também durante a degustação de seleção, realizada no Laboratório de Análise Sensorial da Embrapa Uva e Vinho, grande parceira técnica da entidade. Nessa degustação, oito grupos de 15 enólogos cada, serão os responsáveis pela avaliação das amostras. Serão dois grupos a cada três dias, sendo que cada grupo degustará um conjunto diferente de vinhos. “Desta forma, conseguiremos envolver um grande número de enólogos, maximizando e potencializando o trabalho”, destaca o presidente da ABE, enólogo Luciano Vian.
A representatividade da safra 2013 será apresentada ao grande público no dia 28 de setembro. Para este dia, as inscrições abrem somente dia 03 de setembro.
Único no mundo, o evento já reuniu mais de 12 mil apreciadores, que desde 1993 se encontram para avaliar anualmente cada safra. Com caráter educativo, a Avaliação também tem importante papel na evolução da qualidade da produção nacional. No ano passado, foram 387 amostras de 70 vinícolas de sete estados brasileiros.