Os produtores de uvas de altitude em Santa Catarina esperam um incremento de 25% na colheita deste ano, que acontece agora em março, em relação à safra de 1,5 milhão de tonelada de 2014. “O tempo seco ajudou bastante”, afirma o presidente da Associação Catarinense dos Produtores de Vinhos Finos de Altitude (Acavitis), Acari Amorim.
Com uma safra maior, a produção de vinhos também deve aumentar na mesma proporção. As principais uvas produzidas são Cabernet Sauvignon, Merlot, Chardonnay e Sauvignon Blanc. Hoje são 18 vinícolas com vinhos no mercado e 150 rótulos.
Para celebrar a colheita acontece de 26 a 29 de março, a 2ª Vindima de Altitude, em São Joaquim (no centro e em vinícolas da cidade) e também em vinícolas de Urubici, Lages, Videira, Campo Belo, Treze Tílias e Água Doce.
Estruturas especiais serão montadas em São Joaquim e nas vinícolas para que moradores e turistas possam apreciar as atrações culturais e também degustar os vinhos finos de altitude produzidos na região. As vinícolas irão promover eventos como almoços e jantares harmonizados, sunsets e visitações aos vinhedos.
Fonte: http://saojoaquimonline.com.br/