Interessados em participar do evento, que será realizados em São Marcos (RS), já podem se inscrever
Em São Marcos, na Serra Gaúcha, o cultivo da uva é a atividade agrícola mais importante e a produção orgânica vem ganhando espaço. Na safra 2016/2017, serão cultivados 32 hectares de uva orgânica, por 15 famílias. A produtividade média esperada é de 18 toneladas por hectare, o que gera um total de 570 toneladas da fruta. Em virtude dessa representatividade na produção vitícola orgânica, neste ano o município irá sediar o 8º Seminário da Uva Orgânica, que ocorrerá no dia 21 de julho (quinta-feira), no salão paroquial da cidade. Os interessados em participar da atividade já podem se inscrever nos escritórios municipais da Emater/RS-Ascar, ao custo de R$ 15.
A programação terá início na parte da manhã, com palestras sobre produção de mudas de qualidade, cultivo sucessivo de plantas de cobertura do solo, compostos biológicos na melhoria da qualidade do solo e controle biológico em videiras, ministradas por profissionais da Embrapa, Emater/RS-Ascar, Centro Ecológico e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RS (IFRS Bento Gonçalves), além de relato de experiência local.
Após o almoço, com cardápio orgânico, haverá uma ‘Tarde de Campo’, na propriedade da família Guzzon, onde os participantes irão acompanhar as estações de cultivo sucessivo de plantas de cobertura do solo, aplicação e resultados dos compostos biológicos no solo e poda de outono.
O 8º Seminário da Uva Orgânica é uma realização da Emater/RS-Ascar, Centro Ecológico de Ipê e prefeitura de São Marcos, com apoio da Embrapa Uva e Vinho. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3291-1524, no escritório da Emater/RS-Ascar de São Marcos.