Seminário da Uva Orgânica retorna com foco em inovação e práticas sustentáveis na viticultura da Serra Gaúcha

Evento acontece nesta quarta (2/7), em Garibaldi, e reúne produtores, técnicos e estudantes para troca de experiências sobre bioinsumos, controle biológico e agricultura biodinâmica
Foto: Rejane Paludo/Emater/RS

O X Seminário Regional da Uva Orgânica acontece nesta quarta-feira, 2 de julho, em Garibaldi (RS), marcando a retomada de um dos eventos mais relevantes para o fortalecimento da viticultura orgânica na Serra Gaúcha. Após sete anos sem edições, o seminário volta com programação técnica robusta e presença estimada de 350 participantes. O evento é promovido pela Emater/RS, IFRS – Campus Bento Gonçalves, Prefeitura de Garibaldi e Instituto Consevitis-RS, com o objetivo de valorizar os sistemas de cultivo orgânicos e seus produtores.

Conforme Bruna Pereira Ferreira, integrante do setor de Enologia do Consevitis-RS, a retomada visa atender à crescente demanda por práticas agrícolas mais sustentáveis, inclusive por parte de viticultores do sistema convencional. “Os temas abordados agregarão conhecimento para todos, além de que se sabe que certos manejos orgânicos podem ser utilizados sem comprometer a produção não orgânica”, afirma.

A programação conta com palestras sobre cultivo protegido, estratégias de manejo em vinhedos orgânicos, controle biológico de doenças e agricultura biodinâmica. À tarde, os participantes acompanharão uma série de estações de campo com demonstrações práticas sobre bioinsumos, solos, plantas de cobertura e uso de plasticultura.

Produção orgânica e desafios do setor

A Cooperativa Vinícola Garibaldi, referência na adoção de práticas sustentáveis, avalia com entusiasmo a realização do seminário. Segundo Evandro Bosa, gerente de Assistência Técnica da cooperativa, o evento é um espaço de formação continuada para viticultores e contribui diretamente para o desenvolvimento do setor.

“Os viticultores precisam estar em constante evolução, acompanhando as pesquisas e as inovações nos manejos, no mercado de insumos e equipamentos. Um evento técnico específico para a viticultura orgânica agrega muito conhecimento técnico, troca de experiências, contatos e oportunidades”, destaca Bosa.

Ele explica que, desde a última edição do evento, em 2018, o cenário da viticultura orgânica na região passou por desafios importantes, como o aumento nas exigências para certificação e o agravamento das condições climáticas. “Em contraponto, há mais insumos eficientes disponíveis para o manejo das uvas”, avalia.

A Cooperativa Vinícola Garibaldi desenvolve, desde o ano 2000, um projeto pioneiro de viticultura orgânica, oferecendo assistência técnica, formação e apoio à certificação das propriedades. “Vince e cinco anos acolhendo cooperados que apresentam interesse em migrar para a viticultura orgânica e/ou biodinâmica, assim como cooperados que demandam da assistência técnica orientações para uso de práticas sustentáveis na produção convencional”, afirma Bosa.

Retomada estratégica

A edição de 2025 marca a retomada do seminário, que desde 2010 passou a ser realizado bienalmente. As edições de 2020 e 2022 foram canceladas devido à pandemia e, em 2024, as enchentes no Rio Grande do Sul inviabilizaram sua realização. Para os organizadores, o momento atual exige retomada do diálogo, da capacitação e do estímulo a alternativas mais resilientes para a produção vitícola.

O seminário será realizado na Linha São José da Costa Real, em Garibaldi. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas junto à Emater de cada município.

Programação 

8h – Credenciamento

9h – Palestra 1 – Cultivo protegido da videira – Prof. Dr. Leonardo Curi da Silva – IFRS
Estratégicas de auxílio na viticultura orgânica – Pesquisador Dr. João Caetano Fioravanço – Embrapa
Manejo do vinhedo experimental em produção orgânica – Tecnólogo Roque A. Zilio – Embrapa
Controle biológico de doenças da videira em sistema orgânico – Prof. Dr. Marcus Almança – IFRS

10h20min – Produção orgânica biodinâmica – Empresa Regenera Consultoria – Lara Silvestrin
Agricultora Biodinâmica Rosângela Bettú Lazzari

11h – Cerimônia de abertura e visitação à feira
Estação 1 – Bioinsumos – Eng. Agr. Henrique Queiroz – Emater/RS-Ascar – Leandro Venturin – Terra do Futuro Consultoria
Estação 2 – Solos e Plantas de Cobertura – Eng. Agr. João Villa e Tatiana Finato – Emater/RS-Ascar
Estação 3 – Agricultura biodinâmica – Eng. Agr. Lara Silvestrin e Agricultora Rosângela Lazzari
Estação 4 – Plasticultura – Leonardo Cury da Silva e Empresa Sabiá

 

Foto: Rejane Paludo/Emater/RS

 

Quem acompanha o Portal A Vindima por e-mail terá acesso antecipado a artigos exclusivos sobre os temas mais relevantes da vitivinicultura brasileira! Cadastre-se no campo ‘Receba as notícias por e-mail e fique atualizado’ no final desta página!

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cooperativa aposta na inovação para acompanhar tendência global e mira consumidores que buscam alternativas ao álcool. Produto desalcoolizado está em...
Levantamento mostra avanço no uso de herbicidas no Brasil, expõe resistência crescente ao glifosato e alerta para riscos ao meio...
Maior degustação de uma única safra do mundo encerra prazo de inscrições em 18 de julho...
plugins premium WordPress