Lançado em abril de 2008, o jornal A Vindima surgiu com a proposta de levar informação a todos aqueles que atuavam no setor vitivinícola: viticultores, vinicultores, técnicos e fornecedores, entre outros. Informações técnicas, lançamentos de máquinas ou insumos para o cultivo das uvas e elaboração de vinhos, sucos e espumantes, além da difusão de experiências positivas que colaborassem com o crescimento do setor permearam nossas páginas durante esse período. No entanto, um jornal só sobrevive e progride quando reflete em suas páginas o cotidiano de seus leitores, seus pensamentos, suas visões e perspectivas.
Ao completar cinco anos de convívio com os vitivinicultores, sentimos que havia a necessidade de ampliar nossa identificação com os agricultores de maneira geral, não somente aqueles que produzem uvas e vinhos. Neste momento chegou a hora de ampliarmos nosso conteúdo, já que estamos diante de um quadro de busca pela diversificação no meio rural. Percebe-se que hoje os pomares e as plantações de verduras e legumes são vizinhos de grandes ou pequenos vinhedos. Mas não é somente isso. O produtor rural investe também na pecuária e nas agroindústrias.
Esta inovação no jornal A Vindima demonstra, acima de tudo, nossa preocupação em atender os anseios de nossos leitores e anunciantes e nosso comprometimento em fazer cada vez melhor nosso trabalho de levar informação de qualidade, independente, com ética e profissionalismo. A partir de agora, portanto, seremos um jornal com um editorial mais amplo. A uva e o vinho continuarão sendo nosso foco, mas também iremos incluir notícias sobre outras culturas que fazem parte do desenvolvimento da agricultura familiar na Serra Gaúcha.
Nome e circulação
Mesmo com a inclusão de temas pertinentes à agricultura familiar continuaremos nos apresentando como jornal A Vindima, afinal, vindima significa colheita, e a colheita pode ser de qualquer fruto que venha da terra. Temos apenas uma mudança: nosso slogan será alterado para ‘O Jornal da Vitivinicultura e da Agricultura Familiar’. Esta mudança representa também uma ampliação na nossa abrangência que passa de 18 para 42 municípios da Serra Gaúcha.
Site
Ampliamos também nossa integração com o mundo virtual por meio do site www.avindima.com.br, que foi totalmente reformulado. A exemplo do jornal impresso, nossa página na internet apresenta informações sobre diversos cultivos da agricultura familiar, com conteúdos na íntegra da versão impressa, atualizações periódicas das principais notícias, previsão do tempo, entre outros links de interesse do agricultor.
O jornal A Vindima é elaborado pela Comtexto Informação e Conteúdo, empresa situada no município de Flores da Cunha. Além do A Vindima, a empresa publica a revista Bon Vivant, uma publicação de circulação nacional, especializada em vinhos, turismo, gastronomia e cultura. Diante disso, sabemos que o mais importante para o público é receber informação confiável e publicidade útil.