Tecnologia, gestão e inovação no 5º Horti Serra Gaúcha

Evento acontece de 22 a 24 de maio, em Caxias do Sul, e traz novidades também para o setor vitivinícola

 

Tecnologia, gestão e inovação

 

A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA) e da Comissão Comunitária da Festa da Uva e Feiras Agroindustriais, divulgou nesta terça-feira, dia 9 de abril, a programação do 5º Horti Serra Gaúcha 2013. O evento ocorre nos dias 22, 23 e 24 de maio, no Centro de Eventos da Festa da Uva. Veja programação abaixo. Ainda não há informações sobre ingressos e valor das incrições.

 

Em sua quinta edição, o Horti Serra Gaúcha traz ampla programação para o setor agrícola. A partir do tema ‘Tecnologia, Gestão e Inovação’, serão palestras ministradas por especialistas, exposição de produtos e novidades para o setor, principalmente tecnológicas. A cada dia a programação destacará um tema. Entre eles estão vitivinicultura, fruticultura, horticultura e floricultura. Outra novidade será a participação de 15 expositores italianos de diversos segmentos, como implementos agrícolas, logística internacional, tratamento de água e lixo, além de imprensa especializada do setor.

 

O Horti Serra é uma realização da Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Festa da Uva, Emater, Embrapa e UCS, com apoio da Ceasa Serra Adcointer, AEANE, Agrimar, Agrocaxias, IFRS-Bento, Exposul, Fepagro Caxias, Inspetoria Veterinária Caxias, Sebrae, Senar, Sindicato Rural e Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Caxias do Sul Convention & Visitors Bureau.

 

O Horti Serra Gaúcha foi criado em 2007 com a função de qualificar o cultivo de frutas e hortaliças na região nordeste do Rio Grande do Sul. A primeira edição atingiu 75 cidades e os três Estados do Sul do país, com a presença de mais de cinco mil produtores, consolidando-se como um importante evento para o setor.

 

Feira Tecnológica
Juntamente com o Horti Serra Gaúcha acontece neste ano a Feira Tecnológica, que traz oportunidades de negócios aos empresários do agronegócio. Durante a feira são expostas máquinas agrícolas, sementes, rações, mudas, artesanato, folhagens e flores, em uma estrutura de mais de cinco mil metros quadrados e atividades voltadas para tecnologias e novidades.

 

Programação
22 de maio (quarta-feira)
99% da produção de vinho do Rio Grande do Sul está na região de Caxias do Sul. No 5º Horti Serra Gaúcha serão abordados assuntos diretamente de interesse dos vitivinicultores.

 

Local: auditório principal
8h30min – abertura oficial no auditório principal
8h30min às 9h – inscrições
9h30min – Novo código florestal – o que afeta a produção rural (com o engenheiro Agrônomo Hemiliano Santarosa, Embrapa).
10h30min às 11h30min – Mudanças climáticas e seus impactos na agricultura / novos sistemas de cobertura antigranizo (com Mirco Darra, Artes Politécnicas, palestrante e expositor da Itália); Biogás e tecnologias relacionadas (com Antonio Boschetti, L’Informatore Agrario da Itália); Tratamento de água e tratamento de lixo em áreas rurais (com Nicola Levorato e Luciano Muffato da Itália).

 

Vitivinicultura
Local: auditório principal
13h30min – Situação da viticultura no Brasil e no RS (com Alceu Dalle Molle, presidente do Ibravin).
14h15min – Produção de sucos de uvas e vinhos coloniais, legislação e perspectivas (com Renato Cougo dos Santos, Emater RS Ascar).
15h 15h30min – Intervalo
15h30min – Manejo nutricional da videira (com a equipe técnica da Cooperativa Nova Aliança).
16h15min – Avanços no cultivo da uva (com Henrique P. dos Santos, pesquisador da Embrapa Uva e Vinho).
23 de maio (quinta-feira)
A fruticultura da região conta com mais de 56 mil hectares plantados, envolvendo aproximadamente 22 mil famílias. Temas correspondentes serão tratados por especialistas convidados.

 

Local: auditório principal
8h30min às 9h – Inscrições
9h – Como tornar a propriedade mais lucrativa e melhor gerenciada? (com Joelsio José Lazzarotto, pesquisador da Embrapa Uva e Vinho).
10h – Mercado e valor agregado de frutas e olerícolas (com Clóvis Ribeiro, Ibraf SP).

 

Fruticultura
Local: auditório principal
13h30min – Fitoreguladores – novidades e avanços (com José Luís Petri, pesquisador Epagri – Caçador).
14h15min – Tecnologia produtiva em pêssego e ameixa (com Edson Souza, pesquisador Epagri – Caçador).
15h à 15h30min – Intervalo
15h30min – Cultura da Pêra (com Bruno Dalazen, professor do Instituto Federal Urupema SC).
16h15min – Estratégias para o manejo de mosca das frutas em frutíferas de clima temperado (com Marcos Botton, pesquisados da Embrapa Uva e Vinho).

 

24 de maio (sexta-feira)
A floricultura e horticultura são atividades de muito potencial na região. Atualmente existem mais de 23 mil hectares plantados, envolvendo mais de 16 mil famílias.

 

Local: auditório principal
8h30min às 9h – Inscrições
9h – Manipulação de plantas utilizando reguladores vegetais (com Leo Winer, ISRAEL – Ministério da Agricultura).
9h40min – Manejo da irrigação (com Eliahu Margalit, ISRAEL – consultor em agronomia).
10h40min – Audiência Pública – Comissão de Agricultura da Assembleia do Estado (com Juventude e Sucessão Rural).

 

Horticultura
Local: auditório principal
13h30min – Sistemas de cultivo em substrato nas culturas de tomate e morango (com Gerônimo Andreolo, professor de Agronomia na UFSM).
15h às 15h30min – Intervalo
15h30min – Manejo do solo e nutrientes em tomate (Atsuo Suzuki, pesquisador Epagri – Caçador)
16h30min – Cultivo alternativo de mini olerícolas (com Cyro Abumussi, produtor de São Paulo).

 

Floricultura
Local: mezanino
13h30min – Oportunidade para o mercado de flores e plantas ornamentais (com o engenheiro Agrônomo Antônio Hélio Junqueira, consultor de mercado de plantas ornamentais – Hórtica Consultoria).
14h20min – Técnicas de produção de flores de corte: rosas, gérberas, crisântemos e tropicais (com o engenheiro agrônomo Cear Maurício Torres Martinez, produtor e proprietário da Brazilian Flowers Agrofloricultura LTDA – Holambra SP)
15h às 15h30min – Intervalo

 

15h40 – Técnicas de produção de planta ornamentais, paisagismo e arborização urbana (com o engenheiro agrônomo Fábio Viana, professor da UNB).

 

Novidades em tratores e máquinas agrícolas estarão em exposição durante o evento. (foto/Prefeitura de Caxias do Sul/Divulgação)
Novidades em tratores e máquinas agrícolas estarão em exposição durante o evento. (foto/Prefeitura de Caxias do Sul/Divulgação)

 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estão abertas as inscrições para o IV Seminário Internacional de Fruticultura que acontece de 25 a 27 de junho em...
Teve início a colheita de uma das duas mais importantes variedades de caqui cultivadas na Serra gaúcha, a Kioto, popularmente...
Com um reconhecimento crescente do setor mundial de vinhos enquanto país produtor qualificado e como um mercado consumidor bastante promissor,...