Tecnologia TPC será apresentada dia 23

Equipamento dotado do sistema, para uso em vinhedos conduzidos em latada.
Equipamento dotado do sistema, para uso em vinhedos conduzidos em latada.

Dia 23 de julho, com início às 14h, no auditório da Embrapa Uva e Vinho, em Bento Gonçalves. Serão estes o momento e o local da apresentação oficial, ao setor vitivinícola brasileiro, de uma tecnologia agrícola qualificada como ‘revolucionária’. Trata-se da TPC, abreviatura de Termal Pest Control (ou controle térmico de pestes, traduzindo), que assegura a redução significativa, senão a eliminação mesmo, do uso de agrotóxicos e pesticidas.

 

O sistema chega acreditado por pessoas de renome, que já o utilizou em testes na produção vitícola da Serra Gaúcha mesmo: no caso, a Cave Geisse, do internacionalmente respeitado engenheiro agrônomo e enólogo Mario Geisse. “Além de gerar economia, a TPC resolve o problema das pragas de forma menos agressiva, mais prática, segura para as pessoas e, principalmente, para o meio ambiente”, diz Geisse. Por tudo isso – e por também ter demonstrado bons resultados quando utilizada em outros cultivos que não o de uva –, ele diz acreditar que a tecnologia revolucionará a agricultura mundial.

 

Por conta de tantas expectativas, Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e a unidade Uva e Vinho da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) já se colocam como parceiros da Lazo TPC do Brasil Ltda. – que representa, no país, a holding nortemaericana que desenvolveu o sistema, a Lazo TPC Global Inc.. Assim, a apresentação oficial, para a qual serão convidados lideranças do setor vitivinícola nacional, produtores, técnicos, pesquisadores e imprensa, é uma promoção de Ibravin e Lazo TPC do Brasil. A Embrapa Uva e Vinho, além de ser sede do encontro, entrará posteriormente ‘no circuito’ com projeto de pesquisa para acompanhamento do uso e validação da metodologia TPC no país.
Mais informações sobre o evento do dia 23 pelo telefone (0xx54) 3454.1794, com Diego Arpini Valério, gerente-executivo da Lazo TPC do Brasil.

 

Foto: Divulgação

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estão abertas as inscrições para o IV Seminário Internacional de Fruticultura que acontece de 25 a 27 de junho em...
Teve início a colheita de uma das duas mais importantes variedades de caqui cultivadas na Serra gaúcha, a Kioto, popularmente...
Com um reconhecimento crescente do setor mundial de vinhos enquanto país produtor qualificado e como um mercado consumidor bastante promissor,...