Durante o XXXII Congresso Mundial da Uva e do Vinho, realizado em Zagreb, capital da Croácia, a Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV) divulgou novas estatísticas sobre o panorama da vitivinicultura no planeta. Uma baixa considerável no consumo mundial de vinho em 2008 foi a principal informação reiterada – porque já adiantada noutros momentos –, em conferência, no dia 29 de junho, pelo diretor-geral da OIV, Federico Castellucci, que se referiu ao fato de que a crise internacional havia, sim, se refletido na atividade produtiva da uva e do vinho.
Castellucci assinalou que um amplo envolvimento dos estados-membros em relação à realização do Plano Estratégico da OIV poderia permitir ao setor responder às expectativas dos produtores e dos consumidores, restabelecendo o equilíbrio necessário para o desenvolvimento sustentável da vitivinicultura mundial. “Para poder fazer frente à crise que afeta nosso setor, se faz, mais do que nunca, necessária a participação ativa dos estados-membros da OIV e uma capacidade ainda maior de propostas fundadas no conhecimento científico e técnico da Organização”, conclamou ele.
O informe apresentado pelo diretor-geral da OIV demonstra uma baixa de cerca de 230 milhões de litros no consumo mundial de vinho no comparativo entre 2008 e 2007. Ou seja, ano passado, o consumo foi de aproximadamente 24,49 bilhões de litros; ano retrasado, de 24,72 bilhões. De outra parte, os dados apontam que em 2008, em relação a 2007, houve uma diminuição da superfície vitícola internacional da ordem de 17 mil hectares, bem como uma minoração da produção de vinho em 40 milhões de litros. Abaixo, confira algumas das informações apresentadas por Castellucci:
Consumo de vinho por continente, percentualmente