A proteção, prevenção do contato direto do patógeno (fungo causador da doença) com a planta hospedeira, é comumente obtida pela aplicação de fungicidas, visando diretamente eliminar os patógenos. A ação fundamental é proteger a planta contra a penetração do fungo. A eficiência da proteção depende das características inerentes do produto (fungicida), bem como da estratégia de aplicação. O método, a época, a dose e o número de aplicações, bem como os produtos mais adequados, são aspectos que devem ser considerados nos programas de proteção orientados pelo quadro técnico das Cooperativas.
A ordem de tempo de ocorrência das doenças, de acordo com as condições pré-existentes para cada patógeno é escoriose, antracnose, míldio, podridões do cacho e manchas das folhas. Todas estas doenças devem ser controladas preventivamente, para evitar perdas na produção e assegurar adequado desenvolvimento vegetativo. No caso específico do míldio, entretanto, existem produtos curativos que, embora não eliminem os danos causados pela infecção, limitam o desenvolvimento do fungo e impedem a propagação da doença.
Como regra geral, as pulverizações devem ser iniciadas logo após a brotação. Nessa fase, a escoriose e a antracnose são o alvo a ser controlado. O combate da antracnose deve ser realizado até próximo ao início da maturação da uva desde que ocorram condições favoráveis, principalmente elevada umidade.
Na segunda quinzena de setembro, a maioria das variedades de videiras está na fase de suscetibilidade ao míldio. Normalmente, com a sequência de tratamentos utilizados para controle de antracnose e escoriose, o míldio também é controlado. Considerando que, as condições ambientais e a fase de desenvolvimento da planta estão muito favoráveis à doença, durante o mês de outubro até meados de novembro (pré-floração), é recomendável a utilização de produtos mais eficazes com ação sistêmica ou de profundidade. É importante consultar os técnicos da Cooperativas antes de fazer a aplicação.
Lidovino Bavaresco
Técnico Cooperativa Aurora
bavaresco@cooperativaaurora.com.br