A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul promoverá no dia 3 de abril, às 10h, uma audiência pública para debater “os prejuízos causados à vitivinicultura da Região da Fronteira pela aplicação do herbicida 2,4-D”. A reunião ocorrerá no Espaço de Convergência – Sala Adão Pretto, logo após a Reunião Ordinária da Comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca e Cooperativismo (CAPPC).
A audiência foi proposta pelo deputado Elton Weber e será coordenada pelo presidente da comissão, deputado Zé Nunes. O objetivo é reunir produtores, entidades do setor, autoridades técnicas e representantes da indústria para discutir os impactos ambientais, econômicos e produtivos associados ao uso do herbicida e buscar soluções efetivas para evitar novos prejuízos às lavouras de uva.
O produto 2,4-D é amplamente utilizado em culturas como a soja, mas sua alta volatilidade tem sido apontada como responsável por casos de deriva que afetam vinhedos da Fronteira Oeste, comprometendo a produção de uvas e a qualidade dos vinhos e sucos elaborados na região.
Nos últimos anos, o setor vitivinícola tem alertado para danos recorrentes, que afetam a sustentabilidade das vinícolas e o trabalho de famílias produtoras. A audiência pretende ampliar o debate sobre a regulamentação do uso do herbicida, alternativas técnicas e políticas públicas que garantam a convivência entre diferentes culturas sem comprometer o desenvolvimento da viticultura.
Produtores, técnicos e demais interessados podem confirmar presença por meio do e-mail com.agricultura@al.rs.gov.br ou pelo telefone (51) 3210-2601. A expectativa é de que o encontro reúna vozes de diferentes áreas do setor agropecuário gaúcho em busca de soluções conjuntas para um tema urgente e sensível.
–
Quem acompanha o Portal A Vindima por e-mail tem acesso antecipado a artigos exclusivos sobre os temas mais relevantes da vitivinicultura brasileira! Cadastre-se no campo ‘Receba as notícias por e-mail e fique atualizado’ no final desta página!