Vacinação contra febre aftosa

Segue até 30 de maio em todo o Rio Grande do Sul e mais 20 estados brasileiros a primeira etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa do rebanho de bovinos e bubalinos.
Segundo o responsável pela Coordenação de Febre Aftosa do Ministério da Agricultura Mapa, Plínio Lopes, a meta é que aproximadamente 166 milhões de cabeças sejam vacinadas nesta nova etapa. “A campanha é fundamental para manter as zonas livres com vacinação e prevenir a reintrodução da doença no território nacional”, acrescenta o coordenador.
O produtor deve apresentar a relação dos animais vacinados e a nota fiscal da vacina nos escritórios do serviço veterinário oficial, que têm o prazo de 30 dias para encaminhar ao Ministério o relatório das atividades da campanha de vacinação contra a doença.

Página 24 certactkyhh
Rio Grande do Sul pretende atingir mais de 97% de imunização (Foto: Nandressa Cattani/Divulgação)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Saiba Mais
A febre aftosa é uma doença viral, altamente contagiosa, que afeta animais de casco fendido, como bois, búfalos, cabras, ovelhas e porcos. A enfermidade é transmitida principalmente pelo contato entre animais doentes e sadios. O vírus também pode ser transportado pela água, ar, alimentos, pássaros e pessoas (mãos, roupas e calçados) que entraram em contato com os animais doentes.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Produção acima da média e práticas inovadoras destacam resiliência dos vitivinicultores na safra 2024/2025...
Impactos na vitivinicultura e outras culturas sensíveis serão debatidos na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul...
Entre tradição e inovação, a uva Goethe impulsiona a vitivinicultura catarinense e reafirma sua importância cultural e econômica na Região...