Um pequeno produtor do sudoeste da França recebeu, recentemente, a notícia de que seu vinhedo foi declarado Monumento Histórico da região. Isso porque é um dos vinhedos mais antigos do mundo. As plantas possuem, em média, 200 anos e estão entre as poucas que sobreviveram à filoxera, doença que devastou vinhedos europeus no século 19. De acordo com especialistas, o vinhedo sobreviveu à doença em razão do solo muito arenoso, no qual a larva do inseto predador não consegue se desenvolver.
São cerca de 600 plantas, cultivadas num sistema muito antigo: duas plantas juntas em cada ponto e varietais mesclados entre si. O vinhedo possui cepas autóctones do século 19. Foram encontrados 20 varietais que eram tradicionais da região e outros sete ainda não identificados.
O vinhedo pertence a mesma família há oito gerações, e segue produzindo. A colheita é entregue na Cave Cooperativa de Saint Mont. O agricultor René Pédebernade, 85 anos, continua cuidando do vinhedo antigo, embora quem administre os 12 hectares da propriedade seja o filho, Jean-Pascal, 45 anos.
Foto: Divulgação