Mais de 3,3 mil pessoas lotaram o Pavilhão da Fenavinho, em Bento Gonçalves, no dia 26 de fevereiro, para celebrar os 85 anos da Cooperativa Vinícola Aurora, completados no dia 14 de fevereiro. A celebração contou com as presenças do governador José Ivo Sartori, da senadora Ana Amélia Lemos e do prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin, que homenagearam a maior cooperativa vinícola do Brasil e as 1,1 mil famílias associadas.
O prefeito entregou uma placa ao presidente da Cooperativa, Itacir Pedro Pozza, de congratulações e com palavras de gratidão à empresa, pelo que representa para a cidade e para a região, como uma instituição vitoriosa da vitivinicultura gaúcha.
Em seu discurso, o presidente Itacir Pedro Pozza anunciou a quitação antecipada do passivo que fora renegociado, em 2000, com bancos credores, com prazo de amortização estipulado, na época, até dezembro de 2020, ação efetiva para recuperar a empresa após a grande crise que ameaçou a sua sobrevivência em meados dos anos 90. Agradeceu o empenho de todas as famílias produtoras, aos funcionários e em especial à equipe de vendas da vinícola, a qual classificou como “a melhor do Brasil”. Pozza chamou ao palco o associado e escritor Remy Valduga para lançar o livro que escreveu resgatando os 85 anos de história da Cooperativa Vinícola Aurora.
O diretor-geral da Vinícola, Hermínio Ficagna, deu ênfase ao crescimento da empresa nos últimos anos destacando que a Aurora teve, em 2015, o melhor desempenho de toda a sua história, com um crescimento de 28% em relação a 2014, registrando um faturamento de R$ 425 milhões.
No palco, prestando suas homenagens, estiveram também a deputada Silvana Covati, presidente da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, lideranças de diferentes partidos, sindicais, deputados federais e estaduais. O bispo Dom Alessandro Ruffinoni celebrou, com padres das comunidades da região, a missa que iniciou as festividades, abençoando a produção das famílias associadas e todos os dirigentes e funcionários da empresa.