Vinícola Giacomin projeta safra promissora de Moscato Giallo em 2025

Pioneira no cultivo de Moscato Giallo, vinícola aposta em colheita expressiva
Rui Giacomin (64) e Mauro Giacomin (37), pai e filho, conduzem a vinícola

A Vinícola Giacomin, uma das referências da vitivinicultura na Serra Gaúcha, projeta uma colheita promissora para a safra 2025, com 350 mil quilos de uvas viníferas. Entre as variedades cultivadas, o Moscato Giallo se destaca como a grande estrela, consolidando o rótulo mais emblemático da vinícola: o premiado espumante Giacomin Giallo.

Fundada há 40 anos, a Vinícola Giacomin vem sendo conduzida por Rui Giacomin (64) e Mauro Giacomin (37), pai e filho, que representam a quarta e quinta geração da família. Seus produtos chegaram ao mercado a partir de 1986, sempre prezando por vinhos e espumantes de excelência, elaborados com uvas próprias.

Reconhecida por sua qualidade e inovação, a Vinícola Giacomin foi uma das primeiras a apostar no cultivo de Moscato Giallo na Serra Gaúcha, transformando a variedade em um dos pilares de sua produção. A safra 2025 promete manter essa tradição, com uma colheita expressiva da uva que dá origem ao espumante Giacomin Giallo, um dos mais premiados do portfólio da vinícola.

Além do Moscato Giallo, outras variedades viníferas também compõem a produção da família: Riesling Itálico, Moscato Bianco, Merlot, Cabernet Sauvignon e Franc, Ancellotta, Barbera, Tannat e Alicante.

Sempre em busca de novas oportunidades de mercado, a Vinícola Giacomin também aposta na introdução de um vinho elaborado com uva Barbera, uma das mais tradicionais da Itália. Resgatada por enólogos nas últimas décadas, a variedade produz vinhos de grande estrutura e qualidade. A primeira safra do vinho Barbera dos Giacomin será lançada em 2026.

Inovação e Enoturismo

A Vinícola Giacomin também se destaca pela inovação nos vinhedos. Foi pioneira na condução em Y na Serra Gaúcha, um sistema que melhora a insolação e ventilação dos cachos, garantindo maior qualidade na maturação. Além disso, 50% dos 20 hectares da propriedade contam com cobertura plástica, uma técnica que reduz a necessidade de tratamentos químicos e protege as uvas contra chuvas excessivas e granizo.

“A cobertura garante mais segurança e sanidade para as uvas. Além disso, reduzimos em mais da metade a necessidade de tratamentos, o que impacta diretamente na qualidade da produção”, explica Rui Giacomin.

A vinícola também fortalece sua atuação no enoturismo. Em 2024, passou a integrar oficialmente o novo roteiro turístico “Vales de Mato Perso”, em Flores da Cunha (RS). O percurso, que reúne dez empreendimentos familiares, mescla tradição vitivinícola, belas paisagens e experiências culturais da Serra Gaúcha.

Com a expectativa de uma colheita expressiva e investimentos contínuos em inovação e enoturismo, a Vinícola Giacomin reafirma seu compromisso com a qualidade, o resgate de variedades emblemáticas e a modernização do setor vitivinícola no Brasil.

Moscato Giallo se destaca como a grande estrela da Vinícola Giacomin

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Com inscrições abertas, 3ª Reunião de Atualização Técnica será realizada em maio e terá palestras, visitas técnicas e lançamento de...
Com quatro encontros presenciais de março a junho, programa oferece capacitação técnica sobre o sistema de dupla poda com colheita...
Documento técnico é resultado de anos de debates e pode abrir caminho para avanços no Brasil, que ainda carece de...
plugins premium WordPress