O Agricultor João Possa de Linha Amadeu, município de Farroupilha, e Associado da Cooperativa Vinícola São João disse que a orientação técnica também neste período da safra é importante. Ele elogiou o trabalho de apoio feito pela Cooperativa. “Antes da orientação técnica, eu controlava de qualquer jeito. Agora, trabalhamos com mais tecnologia”. O vitivinicultor explica que depois que modificou os procedimentos e o manejo aumentou em 15% o volume produzido na mesma área com mais qualidade.
Neste ano, para melhorar a qualidade aumentou o desbaste com retirada das folhas e galhos excedentes. Ele disse que vai retardar bastante a colheita. Com a experiência adquirida nos últimos anos, pretende colher mais tarde com objetivo de aumentar a graduação. “Só entrego a uva na Cooperativa quando estiver bem madura. Se não chover tanto, quero entregar toda a produção com mais de dezesseis graus. Um ou dois graus a mais faz toda a diferença no resultado da safra”.
O Associados da Cooperativa São João explica que fez os tratamentos preventivos adequados, com orientação técnica, para evitar qualquer problema na reta final da safra. “Está um espetáculo, uva sadia. Só espero a contribuição do tempo”. O Agricultor afirmou que deve encerrar a colheita somente depois do dia 15 de março. “Não estou com pressa para colher. Quero uva supermadura. Bastante qualidade”.
João apenas lamenta que o granizo tenha prejudicado a safra. Ele estima perda de 40%, em algumas áreas. O total da área cultivada é de 3,3 hectares, com as variedades Couderc, Seibel, Lorena, Niágara Rosa, Moscato e Isabel.