3º Encontro latino-americano de Pequenas e Médias Indústrias de Laticínios

Untitled-1

 

 

3 encontro setor leiteiro

A Envase Brasil | Brasil Alimenta 2016 será o ponto de encontro de centenas de pessoas do setor lácteo ao receber o, evento organizado pelo Portal Lechero do Uruguai e Associação das Pequenas Indústrias Laticínios do Rio Grande do Sul (Apil-RS). O evento acontecerá nos dias 27 e 28 de abril, no Pavilhão E do Parque de Eventos de Bento Gonçalves (RS). Esse momento é histórico para a região visto que o Rio Grande do Sul é considerado a segunda maior bacia leiteira do país, com uma relevância importante da Serra Gaúcha. Participantes de todos os países da América Latina, em especial para pequenas e médias empresas do setor, discutirão tecnologia, inovação, qualidade e produtividade por meio de palestras que reunirão especialistas referências mundiais em lácteos.
A abertura da Pmes Lácteas acontecerá no dia 26 de abril, juntamente com a Envase Brasil | Brasil Alimenta, com a presença de comitivas de várias regiões do Brasil e de países como Argentina, Uruguai, Chile, Venezuela, Paraguai, Peru, Costa Rica e Equador. São esperados 350 representantes do segmento da América Latina. Nos dias 27 e 28 de abril terão início efetivamente conferências técnicas e de gestão empresarial com palestrantes de destaque nacional e internacional, visitas técnicas, reuniões de negócios.

 

Programação

Quarta-feira – 27 de abril
9h às 10h30min – Situação e perspectivas do setor lácteo internacional, como influenciam o desempenho das pequenas e médias empresas e as diferentes estratégias nos países latino-americanos
10h30min às 11h15min – Associativismo como estratégia de crescimento e competitividade em mercados internos e externos – Fernando Ramos, Apymel (Argentina).
11h15min às 11h45min – Fruit Break.
11h45min às 12h30 min – Denominação de origem e indicações geográficas para os queijos latino-americanos. Carlos Yescas (México)
12h30min às 14h30min – Tempo livre para almoço.
14h30min às 15h – Fiscalização e inspeção para pequenas e médias indústrias, com Dr. Caio Tibério da Rocha.
15h às 15h45min – Novas tecnologias aplicadas à elaboração de queijos duros tipo grana, com Sergio Herrera (Argentina)
15h45min às 16h45min – Rendimento na fabricação dos queijos

Quinta-feira – 28 de abril
09h15min às 10h15min – Alternativas tecnológicas para a pequena e média indústria láctea, com Dr. Guillermo Adrián Sihufe (Argentina)
10h15min às 10h45min – Fruit Break
10h45min às 11h45min – Mesa redonda, com Georgina Yescas (México) e Fernando Ramos (Argentina)
11h45min às 12h30min – Segurança alimentar em lácteos, com Silvia Berenguer Barbosa (Brasil)
12h30min às 14h30min – Tempo livre para almoço
14h30min às 15h15min – Inovações no mercado de Queijos Processados, com Andrea Maurer /Alfredo Walter – ICL Group
15h15min às 16h – Novas tendências em iogurtes e bebidas lácteas
16h às 16h40min – Qualidade do Leite e Apresentação do projeto “Metodologia de Coleta Automática de Amostras de Leite”, com Maira Balbinotti Zanela, da Embrapa Clima Temperado.
Encerramento do 3º Encontro Latino-americano para Pmes Lácteas.

 

Espaço Queijos & Companhia

Em conjunto com a APIL – Associação das Pequenas Indústrias de Laticínios e Derivados do RS – e demais parceiros, a Feira contará com o Espaço Queijos & Cia. Trata-se de uma série de quatro eventos de apresentações e degustações temáticas, onde a atração são os queijos e demais produtos das indústrias associadas à APIL /RS. Diariamente, serão promovidas degustações harmonizadas com vinho, espumante, drinks, cervejas. Esta ação terá entre outros objetivos, o de reunir convidados dos segmentos de industrialização de alimentos, restaurantes, supermercadistas, armazéns especializados, hotéis e refeitórios industriais.

 

Print

Programação

26 de abril
Queijos e vinhos
27 de abril
Queijos e destilados
28 de abril
Queijos e cervejas
29 de abril
Queijos e espumantes

 

 

O Envase Experience, nos dias 2Print8 e 29 de abril, também proporcionará diversas palestras produtivas com o Falando de Cerveja e Falando de Vinho Espumante, respectivamente. No dia 28, o cervejeiro artesanal desde 2004, fundador da Acerva Gaúcha e juiz de cerveja, Leo Sassen, será um dos conferencistas e tratará do tema As micro-cervejarias do Rio Grande do Sul no começo do século XX. As micro-cervejarias não são uma novidade no país e nesse painel será apresentado um pouco mais do passado cervejeiro e algumas das principais cervejarias no estado do Rio Grande do Sul no começo do século XX, entre elas as cervejarias Becker-Sassen, Ritter, Bopp e a Continental. Já no dia 29, o foco será o setor vinícola e entre as produtivas palestras os participantes poderão assistir Adolfo Lona, enólogo e sócio da Vinícola Vinhos e Espumantes Adolfo Lona, que tratará Os espumantes no Brasil, breve histórico, evolução, perspectivas futuras.

 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Primeira vinícola brasileira idealizada por um homem negro combina qualidade, inclusão e valorização do terroir nacional...
Comemorando seus 95 anos, a Nova Aliança demonstra que tradição e modernidade podem caminhar juntas, oferecendo produtos que expressam a...
Ao qualificar seus associados e aprimorar seus processos, a cooperativa fortalece sua imagem de responsabilidade social e sustentabilidade no setor...