Farroupilha e Flores da Cunha entram na fase de degustação de seus concursos municipais de vinhos

Eventos reúnem centenas de amostras e reforçam a valorização da produção local e a qualificação técnica do setor vitivinícola gaúcho
Foto: Enzo Manfron/Prefeitura de Flores da Cunha

 

Duas das mais importantes regiões produtoras da Serra Gaúcha estão em evidência nesta semana: Farroupilha e Flores da Cunha iniciam as etapas de degustação de seus tradicionais concursos que reconhecem os melhores vinhos, espumantes e sucos de uva produzidos em seus respectivos territórios. As iniciativas envolvem produtores, enólogos, sommeliers e especialistas, e reforçam o compromisso das regiões com a excelência da produção vitivinícola brasileira.

A 20ª Seleção de Vinhos de Farroupilha, organizada pela Afavin (Associação dos Produtores de Vinhos, Sucos e Derivados de Farroupilha), com apoio da Prefeitura Municipal, alcançou recorde histórico de amostras inscritas, demonstrando a crescente adesão dos produtores e o avanço da qualidade técnica dos produtos.

A análise sensorial das amostras acontece nos dias 5 e 6 de agosto, reunindo especialistas em avaliação técnica para classificar vinhos, sucos e espumantes elaborados por vinícolas locais. O jantar de premiação será realizado no dia 5 de setembro, coroando os destaques da edição.

Também esta semana, o município de Flores da Cunha realiza a etapa de degustação do seu tradicional concurso, que irá eleger os Melhores Vinhos de Flores da Cunha – Safra 2025. As avaliações começaram no dia 5 de agosto e seguem até sexta-feira, 8, reunindo 24 degustadores entre enólogos, sommeliers e jornalistas especializados.

Ao todo, 39 vinícolas florenses inscreveram 433 amostras. As sessões de degustação ocorrem na Escola de Gastronomia, com avaliação sensorial conduzida de forma criteriosa.

O resultado será revelado em 12 de setembro, durante o jantar oficial no salão da Comunidade de Santa Juliana, em Mato Perso.

Incentivo à qualificação e valorização regional

Tanto em Farroupilha quanto em Flores da Cunha, os concursos locais vêm se consolidando como ferramentas de valorização dos produtores, incentivo à qualificação e fortalecimento da identidade regional dos vinhos brasileiros.

Além de servirem como parâmetro técnico para as vinícolas, os concursos despertam o interesse do trade, reforçam o posicionamento das regiões no cenário nacional e promovem a troca de conhecimento entre profissionais da vitivinicultura.

 

Quem acompanha o Portal A Vindima por e-mail terá acesso antecipado a artigos exclusivos sobre os temas mais relevantes da vitivinicultura brasileira! Cadastre-se no campo ‘Receba as notícias por e-mail e fique atualizado’ no final desta página!

Compartilhe:

Município da Serra Gaúcha recebeu autoridades e entidades do setor; Projeto de Lei nº 4.469/2025 propõe o título de Capital...
Iniciativa da APEG propõe reconhecimento legal do espumante e de todo o sistema produtivo como política pública municipal...
Gestão 2026–2029 assume com foco em tributação, estoques, defesa comercial e articulação institucional...