Wine São Paulo Trade Fair completa 10 anos

Evento em Paris reforça mercado brasileiro e anuncia hub europeu em 2027
Divulgação

 

O Brasil celebrou, em Paris, os 10 anos das feiras Wine São Paulo Trade Fair e Cachaça Trade Fair, consolidando os eventos como plataformas estratégicas de negócios para o setor de bebidas. A comemoração ocorreu na Embaixada do Brasil na França e reuniu empresários, compradores internacionais, entidades do setor e imprensa especializada.

Ao longo da última década, as feiras se posicionaram como pontos de conexão entre produtores brasileiros e mercados externos, especialmente nas áreas de vinhos, espumantes e cachaça. Durante o evento, foram apresentadas as oportunidades da edição brasileira, que ocorre em junho, e anunciadas parcerias internacionais que ampliam o alcance das feiras na Europa.

A CEO das feiras, Zoraida Lobato, apresentou a palestra “Mercado Brasileiro de Bebidas: Perspectivas, Tendências e Oportunidades”, destacando o momento vivido pelo setor. “Enquanto países tradicionais reduzem volume e buscam agregar valor por garrafa, o Brasil segue na contramão, com aumento de produção, expansão de novas regiões vitivinícolas, crescimento do número de vinícolas e avanço consistente do consumo”, afirmou.

Segundo ela, o desempenho recente reforça a relevância do Brasil no cenário internacional. Em 2025, as exportações de vinhos e espumantes cresceram 26,14% em relação ao ano anterior. O espumante permanece como carro-chefe da vitivinicultura nacional nas vendas externas.

No mercado interno, o Brasil consolidou-se como o maior importador de vinhos da América Latina. “Atualmente o Brasil representa 65% das importações da América Latina, com aumento de consumo per capita de 26% nos últimos três anos. Principal mercado para Chile, Argentina e Portugal. No ano de 2024, o Brasil consolidou sua posição como o maior importador de vinhos da América Latina, movimentando US$ 518 milhões”, enfatizou Zoraida, que também atua como diretora do Brasil Selection by CMB – Competição de Vinhos.

O evento também trouxe dados atualizados do setor de cachaça, segmento que avança em formalização e volume de produção. Em 2024, o país registrou 1.225 novos produtos e 49 novos estabelecimentos elaboradores. Com isso, o Brasil passou a contar com 7.223 produtos registrados, crescimento de 20,4%, e 1.266 produtores, alta de 4% frente ao período anterior. “Segundo o Anuário, produzido pela Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), o volume de produção atingiu mais de 292,4 milhões de litros, o que representa um aumento de 29,58% em relação ao declarado em 2023”, destacou.

Como parte da estratégia de internacionalização, foram firmadas duas parcerias que resultarão na criação de um hub da Cachaça Trade Fair em Paris, previsto para fevereiro de 2027, em colaboração com a Casa da Cachaça de Portugal e a Vinopress, da Bélgica. A iniciativa busca estruturar uma plataforma permanente de negócios para a cachaça brasileira na Europa.

Ao completar uma década, as feiras reforçam seu papel como vitrine do mercado brasileiro de bebidas e como instrumento de inserção internacional da vitivinicultura e da cadeia produtiva da cachaça, ampliando o diálogo entre produtores nacionais e compradores globais.

 

Divulgação

 

Divulgação

 

 

Quem acompanha o Portal A Vindima por e-mail terá acesso antecipado a artigos exclusivos sobre os temas mais relevantes da vitivinicultura brasileira! Cadastre-se no campo ‘Receba as notícias por e-mail e fique atualizado’ no final desta página!

Compartilhe:

Deixe um comentário

BRS Lis e BRS Antonella ampliam cor, rendimento e sustentabilidade no processamento...
Concurso registra mais inscrições e amplia presença de estados fora do Sul...
Vinícolas apostam em latas, espumantes e blocos para alcançar foliões onde o consumo acontece...