
A Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados (Afavin) inicia o biênio 2025-2026 com metas ambiciosas: consolidar a Denominação de Origem (DO) dos moscatéis de Farroupilha, fortalecer o enoturismo e ampliar a visibilidade nacional e internacional.
Em entrevista ao Portal A Vindima, a diretora executiva da entidade, Siana Rissi, destacou que a conquista da Indicação de Procedência (IP), há dez anos, foi o primeiro passo para projetar os vinhos da região em um novo patamar. Agora, o trabalho se volta à Denominação de Origem (DO), que exigirá comprovação técnica das características únicas do terroir e da reputação histórica da produção local.
“Ter uma IP já nos colocou em evidência, mas a DO eleva a percepção do público e das instituições sobre a qualidade e a singularidade dos nossos vinhos. Esse é o caminho natural de evolução”, afirmou Rissi.
Para alcançar esse objetivo, a Afavin vai firmar, neste semestre, uma parceria com a Universidade das Ilhas Canárias, na Espanha, que trará especialistas ao Brasil nos próximos meses para alinhar projetos de intercâmbio e fortalecimento do enoturismo. A entidade também mantém a cooperação com a Embrapa Uva e Vinho, responsável pelo suporte técnico no processo de caracterização da DO, incluindo fatores naturais, humanos, históricos e sustentáveis do território de Farroupilha.
Atualmente, a Afavin reúne 11 vinícolas associadas, número que vem crescendo nos últimos anos, com a expectativa de ampliar ainda mais a representatividade no país.
Enoturismo
Além dos avanços técnicos, a entidade aposta em eventos que aproximam o público do universo do moscatel. O Festival do Moscatel, realizado nos dias 30 de agosto, 6, 13, 20 e 27 de setembro deste ano, é um dos principais atrativos turísticos do calendário local, reunindo visitantes de diferentes regiões do Brasil.
De acordo com Rissi, mais de 60 agências de turismo já operam o festival, comercializando pacotes que incluem experiências enogastronômicas, música, passeios e degustações. “Hoje, Farroupilha é reconhecida como a terra do Moscatel. Os festivais ajudam a fortalecer essa identidade e a levar o nome do município para todo o país”, destacou.
Outra iniciativa é o Festival do Moscatel – Edição Garden, criado no pós-pandemia, que valoriza a experiência ao ar livre com shows, gastronomia e os rótulos das vinícolas locais.
Desafios e perspectivas
Os últimos anos impuseram desafios, como a pandemia e as enchentes que afetaram o Rio Grande do Sul. Mesmo assim, a Afavin conseguiu manter o interesse do público e retomar o crescimento das atividades enoturísticas.
“Hoje, 100% das vinícolas de Farroupilha estão abertas aos finais de semana, oferecendo experiências que vão muito além da venda no balcão. O turista quer viver o vinho — seja em uma degustação guiada, na gastronomia regional ou até em um passeio de bike pelos vinhedos”, observou Rissi.
A nova diretoria, presidida por Natália Sanches Taffarel, reforça que o foco será trabalhar em ações concretas de fortalecimento do setor vitivinícola, com destaque para a conquista da DO, o estímulo ao enoturismo e a ampliação da promoção dos vinhos locais em eventos nacionais e internacionais.



–
Quem acompanha o Portal A Vindima por e-mail terá acesso antecipado a artigos exclusivos sobre os temas mais relevantes da vitivinicultura brasileira! Cadastre-se no campo ‘Receba as notícias por e-mail e fique atualizado’ no final desta página!