Degustação de 385 amostras marca nova etapa do 28º Concurso dos Melhores Vinhos, Sucos de Uva e Espumantes de Caxias do Sul

Avaliações seguem até 31 de julho com participação de 29 especialistas. Pela primeira vez, uma mulher coordena uma das mesas de prova.

Fotos Alexandra Baldisserotto

Teve início nesta terça-feira (29) a etapa de degustação do 28º Concurso dos Melhores Vinhos, Sucos de Uva e Espumantes de Caxias do Sul – Safra 2025, considerado um dos mais tradicionais e representativos do setor vitivinícola nacional. O júri técnico é composto por 29 especialistas reconhecidos pela atuação no mercado, que terão a missão de avaliar as 385 amostras inscritas por 39 vinícolas da região.

As degustações ocorrem no Centro de Eventos da Festa da Uva, em Caxias do Sul, e seguem até a próxima quinta-feira (31). A seleção contempla 18 categorias de vinhos de mesa, vinhos finos, espumantes e sucos de uva.

A edição de 2025 apresenta duas novidades relevantes: a primeira delas é a ampliação do número de grupos de avaliação de três para quatro bancas, uma medida adotada em função do número recorde de amostras e para garantir mais precisão e qualidade na análise sensorial.

Outro destaque inédito é a presença feminina na coordenação de uma das mesas de degustação. A engenheira de alimentos e doutora em Biotecnologia Fernanda Spinelli, atual presidente da Subcomissão de Métodos de Análises da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), assume essa posição nesta edição, após já ter integrado o corpo de avaliadores em anos anteriores. As demais bancas são coordenadas pelos profissionais Nelson Rotta Randon, Michel Motter e Plínio Manosso.

Cronograma de avaliação

Durante os três dias de degustação, os produtos serão analisados de acordo com a seguinte programação:

  • Terça-feira (29): vinhos de mesa – brancos, rosados e tintos (granel e engarrafados);

  • Quarta-feira (30): vinhos de variedades viníferas, vinhos de mesa suaves e sucos de uva;

  • Quinta-feira (31): vinhos engarrafados e espumantes (brut, nature, moscatel).

A cerimônia de premiação está marcada para 27 de setembro, no Salão de São Romédio, e contará com a entrega do inédito Troféu La Traversata – 150 Anni, criado especialmente em alusão aos 150 anos da Imigração Italiana. O troféu será concedido à amostra engarrafada com maior pontuação, conforme mediana obtida nas avaliações.

Além dessa homenagem, o concurso também entrega as tradicionais premiações: Grande Ouro, Ouro, Prata, Bronze e Pipa Destaque.

Quem acompanha o Portal A Vindima por e-mail terá acesso antecipado a artigos exclusivos sobre os temas mais relevantes da vitivinicultura brasileira! Cadastre-se no campo ‘Receba as notícias por e-mail e fique atualizado’ no final desta página!

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relatórios da Emater/RS-Ascar e Seapi indicam bom potencial produtivo, mas alertam para riscos de doenças fúngicas e impactos do clima...
Relatório entregue à Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa propõe rastreabilidade, fiscalização digital e políticas de convivência entre sistemas produtivos...
Relatório aponta o enoturismo como força motriz do desenvolvimento rural, da inovação e da sustentabilidade na vitivinicultura mundial...