Encontro da GLOBALG.A.P. em Caxias do Sul orienta viticultores sobre certificação internacional e abre caminhos para ampliar mercados

Evento gratuito será realizado no dia 8 de julho com foco em boas práticas agrícolas, segurança do alimento e valorização da produção brasileira.

Vitivinicultores da Serra Gaúcha e demais profissionais da cadeia frutícola têm encontro marcado no dia 8 de julho, das 8h30 às 14h, no Parque de Eventos Festa da Uva, em Caxias do Sul (RS). O evento “Caminhos para a Certificação GLOBALG.A.P.” reunirá especialistas para discutir tendências de mercado, avanços nas boas práticas agrícolas e os caminhos práticos para quem deseja ingressar ou avançar no processo de certificação internacional. As inscrições são gratuitas, mas as vagas são limitadas.

Segundo Claudio Alfaro, Gestor de Relacionamento e Negócios da GLOBALG.A.P., a iniciativa faz parte de uma estratégia nacional para fortalecer a agricultura sustentável e melhorar a competitividade dos produtores brasileiros. “Queremos reunir os produtores em um ambiente de aprendizado e troca, com profissionais referência no assunto. Já passamos por Juazeiro e Petrolina com mais de 600 produtores e agora chegamos a Caxias do Sul com o objetivo de reunir cerca de 200 pessoas”, explica.

Neste cenário, o Rio Grande do Sul se destaca pelo case de sucesso do setor vitivinícola que fez uma adequação do PAS Uva (Programa Alimento Seguro Uva para Processamento) para atender o protocolo PFA – Primary Farm Assurance (localg.a.p) do GLOBALG.A.P. Atualmente as principais cooperativas e empresas processadoras de uva trabalham com este protocolo. Esta experiência será apresentada no evento e contará com o depoimento de produtores que participam dos grupos de controle.

O que é o GLOBALG.A.P. e por que ela importa?

O GLOBALG.A.P. é uma das certificações mais reconhecidas no mundo quando o assunto é boas práticas agrícolas. Com protocolos como o IFA – Integrated Farm Assurance, a certificação cobre aspectos de segurança do alimento, respeito ao meio ambiente, bem-estar do trabalhador e rastreabilidade. Para o setor vitícola, embora a entrada tenha sido pelo PFA – Primary Farm Assurance, há um trabalho para aumentar seguir evoluindo para o protocolo Crops For Processing.

De acordo com Janine Basso Lisboa, gerente de projetos da AgroDtech e uma das responsáveis pelo PAS Uva, o reconhecimento internacional do modelo brasileiro está em alta. O case do localg.a.p. já foi apresentado na Fruit Logística em Berlim (2025) e em maio foi destaque em um evento digital para produtores de abacate no Quênia, o que evidencia a relevância global da experiência brasileira. “Estamos realmente ganhando relevância e demonstrando que esse é um caminho possível”, destaca.

Desafios e oportunidades para os viticultores

Entre os desafios enfrentados por pequenos e médios produtores brasileiros para alcançar a certificação plena, Janine aponta alguns aspectos de legislações trabalhista e ambiental como pontos de atenção. Ainda assim, ela reforça que o  PFA (localg.a.p) . é uma porta de entrada acessível e eficaz para quem deseja evoluir gradualmente.

Além de ser uma exigência crescente de compradores internacionais, a certificação também impacta diretamente na valorização dos produtos no mercado interno, especialmente para cooperativas e viticultores que buscam diferenciação.

“Um dos grandes benefícios para o setor é mostrar que há uma preocupação e um programa setorial de boas práticas. Isso se reflete em maior reconhecimento e valorização”, afirma Janine.

Por que participar?

Os participantes do evento em Caxias do Sul terão acesso direto a informações sobre o panorama de mercado, as soluções oferecidas pela GLOBALG.A.P. e os primeiros passos para iniciar o processo de certificação. Para produtores da uva, suco, vinho e demais frutas com caroço, trata-se de uma oportunidade de alinhar seus negócios às exigências de um mercado cada vez mais exigente, responsável e globalizado.

 

Serviço

Encontro Caminhos para a Certificação GLOBALG.A.P. – Caxias do Sul

Data: 8 de julho de 2025

Horário: 08h30 às 14h

Local: Parque de Eventos Festa da Uva

Inscrição gratuita: Acesse aqui!

 

Quem acompanha o Portal A Vindima por e-mail terá acesso antecipado a artigos exclusivos sobre os temas mais relevantes da vitivinicultura brasileira! Cadastre-se no campo ‘Receba as notícias por e-mail e fique atualizado’ no final desta página!

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Setor debate efeitos da deriva, necessidade de ação do MAPA e ajustes finais na Lei 7.678/1988; grupo de trabalho será...
Primeiro dia da feira reúne produtores, pesquisadores e empresas com foco em manejo, inovação e sustentabilidade da vitivinicultura brasileira...
Sistema testado pela NAPI Inova Vitis avalia três tipos de lonas reforçadas para proteger parreirais e apontar soluções para um...