Eventos discutem qualificação da produção vitivinícola

O município de Flores da Cunha sediou no dia 29 de outubro dois importantes eventos: o Encontro Interinstitucional FECOVINHO E Instituto Federal do Rio Grande do Sul e o Encontro Coletivo dos Grupos de Agricultores Atendidos pelo Programa ATER. O primeiro momento do  dia foi dedicado à reunião de intercâmbio entre os Grupos de Agricultores do Programa ATER e visita à nova unidade industrial da Cooperativa Nova Aliança, na localidade de Lagoa Bela. O evento reuniu 75 produtores e representantes de nove municípios.

O primeiro momento foi reservado para assistir a uma apresentação sobre a Escola Agrícola Familiar que será instalada na Terceira Légua, em Caxias do Sul. Esta é uma iniciativa dos Agricultores da Região e pais de alunos, que utiliza a metodologia da alternância. O aluno aprende as técnicas e ensinamentos durante determinado período depois aplica o conhecimento na propriedade da família. Os Agricultores puderam conhecer alguns resultados alcançados com a iniciativa.

Depois houve uma apresentação audiovisual e explicativa sobre a estratégia de desenvolvimento do projeto da Nova Aliança, pelo presidente Alceu Dalle Molle, desde a concepção e realização do projeto com recursos do governo federal, a execução da obra e o estágio atual de implantação. Após a explanção do presidente, a colaboradora Alexandra Araldi acompanhou o grupo de Agricultores na visita às instalações industriais, ressaltando a melhoria das condições de trabalho, que as instalações oferecem. Alceu salientou que ainda não foi possível operar a unidade industrial em sua plena capacidade, mas espera que na próxima safra possa agilizar o recebimento da uva dos Associados.  Os visitantes ficaram impressionados com o tamanho e a tecnologia utilizada no empreendimento. Os padrões modernos de produção e a estrutura instalada deram uma visão da importância de uma iniciativa de produtores rurais associados em Cooperativa investirem no processo de industrialização.

 

Página 12 - 3
Dirigente Celso Chiarani explica a operação da nova planta industrial da Nova Aliança.

 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comemorando seus 95 anos, a Nova Aliança demonstra que tradição e modernidade podem caminhar juntas, oferecendo produtos que expressam a...
Ao qualificar seus associados e aprimorar seus processos, a cooperativa fortalece sua imagem de responsabilidade social e sustentabilidade no setor...
O legado da OIV, que começou como uma resposta à fraude no mercado de vinhos, hoje é marcado pela liderança...