Jairo Vaz, pioneiro da vitivinicultura baiana, morre aos 70 anos

Produtor transformou Morro do Chapéu em polo do vinho e inspirou o crescimento da Chapada Diamantina.

 

O Portal A Vindima lamenta profundamente a morte de Jairo Vaz, aos 70 anos, uma das figuras mais importantes para a vitivinicultura no Nordeste e pioneiro absoluto na implantação de vinhedos em Morro do Chapéu, hoje reconhecida como a capital do vinho na Chapada Diamantina. Sua partida deixa um vazio imenso para o setor, mas também um legado que seguirá vivo nas paisagens que ele ajudou a transformar, nas pessoas que inspirou e nos vinhos que ajudou a construir.

Jairo foi mais que um produtor: foi um visionário. Vendeu seus bens, apostou na terra quando quase ninguém acreditava no potencial vitivinícola da região e abriu caminho para que hoje existam cinco vinícolas em funcionamento na Chapada. Com coragem e generosidade, doou tempo, conhecimento e trabalho para orientar novos plantios, muitos dos vinhedos existentes na região passaram, em algum momento, por suas mãos e sua experiência.

Responsável por transformar sonhos em parreirais e desafios em oportunidades, Jairo expandiu fronteiras e ampliou horizontes. Recentemente, dedicava-se a um novo e ambicioso projeto próximo a Lençóis (BA), em parceria com um investidor português, para implantação de 100 hectares de uvas viníferas, simbolizando sua incansável busca por inovação. Como lembrou sua colaboradora e amiga Rafaella Lacerda, “Jairo era movido por projetos — era isso que o mantinha vivo”.

Sua generosidade, citada por tantas pessoas após o anúncio de seu falecimento, era marca registrada. Mais de 700 mensagens de gratidão e carinho foram publicadas nas redes sociais da Vinícola Vaz, evidenciando o impacto humano e profissional de Jairo. Produtores, amigos e admiradores destacaram seu papel transformador, seu espírito empreendedor e sua paixão pela terra. “Seu sonho mudou a realidade da nossa cidade”, escreveu um morador. “Jairo deixou um legado gigante”, disse outra seguidora.

Nesse momento de luto, solidarizamo-nos com familiares, amigos, colaboradores e com toda a comunidade vitivinícola da Bahia e do Brasil, que hoje se despede de um dos seus grandes pioneiros.

Que o legado de Jairo Vaz continue florescendo, assim como as videiras que ele tanto amou.

Descanse em paz, Jairo. Sua história permanece entre nós.

 

Quem acompanha o Portal A Vindima por e-mail terá acesso antecipado a artigos exclusivos sobre os temas mais relevantes da vitivinicultura brasileira! Cadastre-se no campo ‘Receba as notícias por e-mail e fique atualizado’ no final desta página!

Compartilhe:

Concurso registra mais inscrições e amplia presença de estados fora do Sul...
Vinícolas apostam em latas, espumantes e blocos para alcançar foliões onde o consumo acontece...
Calor intenso e chuvas irregulares elevam risco sanitário e exigem decisões precisas no vinhedo...