
A Nova Aliança Vinícola Cooperativa, a mais antiga cooperativa vinícola do Brasil, está dando um passo ousado para conquistar novos mercados. Após estrear na ProWine Shanghai, uma das maiores feiras de vinhos e destilados do mundo, a empresa retorna da China com um novo desafio: produzir suco de uva integral engarrafado em garrafa de vinho. A ideia partiu da própria demanda chinesa, onde consumidores buscam um produto natural, sem álcool, saudável, mas com a sofisticação da embalagem tradicional do vinho.
A vinícola, que há anos tem investido na expansão internacional, vê essa novidade como um grande diferencial para consolidar sua presença no mercado asiático. “Nossa expectativa era entender melhor o mercado chinês, mas fomos além, garantindo a prospecção de novos clientes e expansão do portfólio. Estamos ansiosos para liberar nossa primeira exportação”, destaca Heleno Facchin, CEO da Nova Aliança.
A Nova Aliança vem construindo uma trajetória sólida no mercado externo. Atualmente exportando para Bolívia, China, Paraguai, Rússia e Uruguai, a cooperativa busca fortalecer sua posição em novos territórios. A estratégia passa pelo crescimento da Nova Vinhos e Espumantes, unidade de negócio criada em 2023 para focar na produção e exportação de vinhos finos e espumantes.
Além da aposta no suco de uva integral em garrafa de vinho para a China, a empresa planeja seguir com uma forte agenda internacional, participando de eventos estratégicos e reforçando sua presença global. Durante a ProWine Shanghai, além de integrar o estande do Wines of Brazil, Consevitis e Apex-Brasil, a Nova Aliança analisou o comportamento do consumidor chinês e a atuação de seus concorrentes. “Nossa expectativa é muito positiva. Estamos mais seguros do que nunca para avançar nesse mercado”, reforça Facchin.
Transformação e inovação
Nos últimos meses, a Nova Aliança passou por um intenso processo de renovação. A vinícola modernizou sua identidade visual, lançou novos produtos, investiu na ampliação das plantas industriais e vinhedos e reafirmou seu compromisso com as mais de 600 famílias cooperadas.
Além disso, reforçou a importância de ações estratégicas para agregar valor ao seu portfólio e consolidar sua presença no setor vitivinícola. O crescimento da Nova Aliança reflete a força do cooperativismo e a valorização da viticultura brasileira, pilares fundamentais que sustentam a marca há mais de nove décadas.
Fonte: Imprensa ConceitoCom